Qualifica Bento abre turma para o curso de Projetista Industrial Básico

2015-04-10_190211

Qualificação será oferecida em parceria com a UCS Bento a partir do dia 11 de abril. Associados do CIC-BG têm desconto

 

O Qualifica Bento, projeto do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) criado para combater a falta de mão de obra especializada, avança para mais um estágio a partir do dia 11 de abril. Em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Qualifica Bento oferece, pela primeira vez dentro do projeto, o curso de Projetista Industrial Básico. Empresas associadas ao CIC-BG interessadas no aprimoramento de seus funcionários contam com condições especiais de investimento.

A formação pretende fornecer as técnicas e os conhecimentos essenciais para a realização de projetos de máquinas e equipamentos, de modo que sejam respeitados o uso racional de recursos e atendidas as normas vigentes.

O curso se estenderá até o dia 13 de junho, com a realização de três encontros a cada semana, no campus da UCS Bento, somando 80 horas de formação. As aulas serão ministradas pelo professor universitário Jean Greselle Balotin, mestre em Engenharia Mecânica. O conteúdo se divide em seis tópicos – Introdução; Desenho Técnico Básico; Tecnologia e Resistência dos Materiais; Elementos Mecânicos; Tópicos básicos em Tecnologia de Processos; e Normas Técnicas e Tolerâncias ISO –, totalizando 18 matérias. Entre elas, Importância do projeto mecânico na indústria; Leitura e interpretação de desenho técnico; Materiais e suas classificações; Dimensionamento e seleção de elementos mecânicos; Corte, dobra e caldeiraria em geral; e Tolerâncias dimensionais.

As aulas serão oferecidas de terças a quintas-feiras, das 19h30min às 22h30min, na sala 437, no bloco CD, UCS Bento. As empresas interessadas em investir na qualificação de seus colaboradores por meio do Qualifica Bento podem contatar o CIC-BG pelo telefone 2105-1999 ou pelo portal www.qualificabento.com.br. O projeto conta com a parceria do Programa de Qualificação Profissional para Indústria Gaúcha Senai-RS, dos sindicatos das indústrias filiadas à Fiergs, do Sine, da Sindmóveis, da Movergs, do SIMMME, da Ascon, do Simplavi e da Prefeitura de Bento Gonçalves.