Do match ao dia seguinte: um guia do flerte virtual para quem está de volta na pista depois dos 35

2015-04-10_190211

Você não sabe por onde começar, quais as regras e os micos que não deve pagar? Esta reportagem vai facilitar a sua estreia  nesta área e ajudar aquem não consegue passar da primeira conversa

Exibida no Brasil por Star+, a série “A nova vida de Toby” ficcionaliza um elemento cada vez mais comum: o uso “tardio” de aplicativos de paquera. Recém-divorciado, o protagonista vivido por Jesse Eisenberg se vê imerso no mundo do flerte virtual.

A julgar pelos números, muitos vão se identificar: formados majoritariamente por homens e mulheres entre 35 e 45 anos (faixa etária do personagem da série), o aplicativo Inner Circle constatou um aumento de 466% de usuários desde sua chegada no Brasil, em 2019 O mercado, porém, cresceu como um todo ao longo da pandemia. Tanto que hoje a oferta de apps explodiu, passando pelo pioneiro Tinder, que reúne todas as tribos, pelo descolado Bumble, que confere às mulheres o poder exclusivo de iniciar uma conversa, ou pelo Ok Cuppid, que traz mais informações sobre os usuários.

O que escrevo na bio?

 

Para muita gente, resumir a si mesmo em poucas palavras costuma ser a parte mais difícil. Mas também é uma das mais importantes. O aplicativo Inner Circle divulgou uma pesquisa em 2022 mostrando que perfis completos (com mais de 80% dele preenchido) resultam em duas vezes mais partidas. Afinal, fica muito mais fácil conversar quando se sabe o mínimo sobre o outro. Mas lembre-se: bio não é um formulário de emprego. Deixe as faixas sobre suas emoções e desejos, mas sem entregar tudo. Use frases curtas e desperte no outro a vontade de saber mais sobre você.

Que fotos devo usar?

 

A foto é o seu principal cartão de visitas — estudos mostram que em média se leva apenas 30 segundos para se formar um julgamento sobre o outro. Por isso, opte por fotografias com boa luz e foco, mas fuja do uso excessivo de filtros e produção (ninguém gosta de propaganda enganosa). Óculos escuros podem afastar, pois os olhos são o principal caminho para conexão. ( mais: leia abaixo sobre o que dá certo e o que dá errado)

Aumente seu repertório variando imagens que mostrem o seu rosto mais fechado e outras de corpo inteiro. Pesquisas   indicam que usuários com mais de uma foto no perfil têm cinco vezes mais chances de combinar. Outros levantamentos indicam que cliques com animais de estimação estão entre os mais curtidos. Para mulheres, poses sensuais são uma faca de dois gumes. “É isso que o homem quer ver e você já está entregando”,   “Não entregue o claro.” ( se tiver mais de 45 anos: leia abaixo O que dá certo e o que dá errado)

Deu match, e agora?

 

Não é fácil iniciar uma conversa do zero com alguém que você nunca viu. Levando em conta que seu interlocutor ou sua interlocutora provavelmente estará falando com diversas pessoas ao mesmo tempo, é preciso usar uma abordagem que se destaque. Por isso, evite o papo básico, como “Oi, tudo bem?”. Bom humor é bem-vindo. Um quebra-gelo que funcionou bem em testes feitos por especialistas é o de fazer piada com alguma preferência disputada pelo match (como, por exemplo: “Vinho é melhor que cerveja?”). Perguntas que levam a pessoa a se abrir (“Qual a coisa mais incrível que aconteceu no seu dia?”) também costumam funcionar.

Quem fala primeiro?

 

Aplicativos de conquista são vistos como atalhos. Na correria do dia a dia, o tempo é precioso. Ambos os sexos esperam por proatividade.  É preciso quebrar esse tabu de que só o homem deve abordar a mulher  Independentemente do seu gênero, esqueça joguinhos e não fique esperando o seu match inaugurar o chat. Nos apps, a fila anda muito rápido e quem demora muito perde o lugar.

Como gerar interesse?

 

O segredo é gerar conexão — emocional, física e intelectual. E o melhor caminho para isso é a honestidade. O problema é que não basta ser sincero, é preciso demonstrar sinceridade — e como fazer isso em uma conversa virtual? O segredo está nos detalhes. Um estudo da revista acadêmica Computers in Human Behavior diz que mensagens terminam de texto com ponto final soa menos sincero para quem está lendo. Outro truque é contar algo pessoal — mas não muito cabuloso — e dar chance para que seu match também se abra. Assim, é como se vocês compartilhando compartilhando um segredo — e, de certa forma, uma aventura.

O que dá certo e o que dá muito errado!

  • Não use óculos Não importa se são óculos escuros ou de grau: uma armação no rosto diminui em 15% as suas chances de um match, de acordo com as estatísticas do app. Em comunicado, porta-vozes do aplicativo afirmam que o motivo é uma dificuldade maior em entender quais são as intenções do retratado. “Os olhos são muito atraentes e ajudam a determinar se alguém é confiável ou não. Ao cobri-los com óculos, um match pode não ser capaz de avaliar sua confiabilidade”. Fale sobre seu signo Talvez você não acredite em signos (olha aí, taurino e taurina, sua teimosia está atrapalhando aqui?), mas é inegável que eles podem te ajudar na hora de dar uns beijos na boca. Em 2019, o número de de bios que falam sobre astrologia tiveram um aumento de 16%. Sem entrar em detalhes nos números, o app garante que isso pode ajudar na hora de ganhar mais superlikes.
  • Leia bios para usar conteúdo na conversa; quem faz isso dobra interações
  • Leia as bios Entenda com quem você está conversando. “Pessoas que dedicam um tempo para cada perfil praticamente dobram o número de matchs e possuem 20% a mais de respostas nas conversas, em comparação com quem desliza para esquerda sem parar”.

Não use frases clichês nem cite ninguém para parecer erudito

  • Definitivamente não escreva  frases clichês. O outro lado não está vendo seus lindos olhos e  a conversa vai travar pois você será considerado sem condições de formular uma frase própria…Quem quer isto?

Fotos micos

  • NUNCA poste foto de baixo para cima: você coloca o interlocutor em posição- no mínimo – desconfortável, quando  não estranha. Quem quer te ver do ângulo pior: com suas narinas abertas e  sua papada em destaque?
  • LEIA por favor: se você passou dos 45, NUNCA  poste foto sem camisa ou de biquini. Pos mais gostoso ou gostosa que você se sinta….não! você não está em sua mlhor forma.
  • Aquele peito cabeludo e grisalho, nem se for acompanhado de uma lancha…não!
  • Aquela foto super descontraída  com um fundo bagunçado, sujo e que depôes contra…não. Cuide da imagem que quer passar. Não poste foto com latão de cerveja na frente de uma churrasqueira improvisada… é muito ruim
  • Filtro: não. sem comentários.
  • Foto deitado: não. você não está sensualizando e vai parecer uma ameba derretida, passando um ar de desleixo e desânimo. Além do mais sua fronha vai estar sendo julgada também….. Só fica bonito nos filmes… só: não!

 

 

  • Fale sobre as causas que você acredita; mudança climática é um hit
  • Fale sobre as causas que você acredita Em 2019, o número de citações ao termo “Mudança Climática” explodiu: 80% a mais do que no ano anterior. Falar sobre as causas que você defende ajuda pessoas a se identificarem (e te curtirem mais). Coloque mais de três fotos As pessoas querem te conhecer antes de sair e te dar uns beijos. Você tem que se mostrar para isso. A grande maioria dos usuários (81%) usa no mínimo quatro fotos. Colocar menos que isso te coloca em desvantagem
  • E não use aquela foto sem camisa na academia Apesar de não ter dados concretos, quem mandou essa dica foi o próprio inventor da brincadeira. Em uma entrevista feita ano passado pela GQ do Reino Unido, Sean Rad —criador do app— foi direto: “Tenho falado com muita gente sobre a etiqueta no Tinder e o consenso é de que fotos sem camisa na academia NÃO são legais. Você está no app para conhecer novas pessoas —a última coisa que você quer é que esse pessoal te veja como alguém narcisista demais”. E não exagere nas selfies Na mesma entrevista, Rad é bem sucinto quanto a tirar fotos de si mesmo. “Não coloque mais do que uma selfie – se é que vale colocar alguma”. A explicação tende a se

Como prender a atenção?

 

Desde os primórdios da Humanidade, as histórias são a melhor forma de prender a atenção de uma pessoa. Procure passar informações que falem sobre você, mas que também componham uma narrativa. Sempre use pelo menos uma foto com um subtexto emocionante (uma viagem, uma festa, uma aventura) e vivências e casos representativos de seus valores e aspirações. Mas cuidado para não parecer pedante.

Que cuidados devo tomar?

 

Ao marcar um encontro presencial, sempre escolha um lugar público. Homens correm risco de golpe, e mulheres em geral são mais independentes e precisam redobrar a segurança. Compartilhe localização com amigos e, antes de marcar encontros de uma pessoa, peça suas redes sociais. Confie no seu instinto: se algo parece suspeito, geralmente é.

E se pararem de responder?

 

Usuários de aplicativos têm objetivos diferentes. Há quem busque encontros e há quem deseje um relacionamento sério. Uma queixa frequente entre as mulheres é que com certeza os homens preferem “colecionar match” a dar sequência à conquista. Já entre os homens ficou marcada a figura da aspirante a influenciadora que usa o app para divulgar suas redes. O importante é ter consciência de que nem sempre quem lhe interessa vai ter os mesmos objetivos que você. Por isso, não projete no outro os seus desejos e tente ser claro sobre o que procura. E não esqueça: o filtro masculino tende a ser menor que o da mulher.

O que fazer no dia seguinte?

 

Deu tudo certo, o encontro foi ótimo, rolou a conexão, mas o dia seguinte chega com suas dúvidas e paranoias. Aplicativos tornam essa angústia maior, já que é possível continuar vendo parte da atividade da outra pessoa naquele espaço. Se ela flertou com suas fotos, por exemplo, é sinal de que continua buscando outras companhias. Por outro lado, se desligar o perfil, pode estar indicando que pensei em você a pessoa certa. Preocupar-se demais com esses olhares, porém, leva muitos ao desespero. “Quem entra tem que estar preparado para esta realidade”, diz Larissa Alencar. “Se alguém desfizer o match, ou sumir depois do encontro, o problema não é com você. Tem que aceitar o jogo.”