Projeto conjunto com a Parceiros Voluntários proporciona experiência bilíngue à crianças carentes

2015-04-10_190211

A Parceiros Voluntários é uma ONG conhecida e consolidada, que através de voluntários, faz trabalhos sociais no Município a mais de 20 anos, é presidida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) e atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias.
Os interessados em participar, podem ser pessoas físicas ou jurídicas e podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. No caso das empresas, a Parceiros Voluntários tem um programa que auxilia no planejamento e execução de ações sociais em benefício da comunidade com a participação direta dos seus colaboradores.
As ações variam conforme o interesse de cada instituição: voluntariado individual reforma de espaços, bingo com idosos, piquenique com crianças, captação de materiais para entidades e caminhadas por causas sociais são alguns dos exemplos.
Uma escola de Inglês de Bento Gonçalves está realizando o voluntariado proporcionando aulas de Inglês para crianças de 5 a 7 anos, o projeto é uma parceria entre a ONG Parceiros Voluntários e o Instituto Pequeno Grande Campeão.
O Instituto Pequeno Grande Campeão é uma instituição beneficente filantrópica e sem fins lucrativos, fundada a 11 anos em Bento Gonçalves, que tem como missão contribuir e proporcionar para que sejam realizadas ações de transformação social com crianças, jovens e seus familiares, a Instituição que destinou os alunos ao Projeto Bilíngue.
A escola de Inglês disponibiliza a estrutura, material e lanche para que as crianças tenham aulas de Inglês através de uma experiência pedagógica diferente. As aulas ocorrem todas as segundas-feiras das 17h30min às 18h30min.
Uma das sócias da escola, Shani Menegotto afirma que como eles não sabem ler e nem escrever muito bem, utilizam a metodologia da experiência para ensinar e proporcionar aos pequenos a vivência do Inglês. São feitas atividades cotidianas aliadas ao idioma.
Shani afirma: “A escola está aberta para aqueles que quiserem apoiar a causa de forma voluntária. Com as condições que temos no momento, disponibilizamos nosso tempo, conhecimento, estrutura e amor”.
A inscrição tem como pré-requisito, ter entre 5 e 7 anos, não ter condições financeiras e ter como se locomover até o local. A frequência das crianças nas aulas é monitorada. De acordo com a quantidade de inscritos, as turmas serão renovadas a cada semestre. Para este semestre restam duas vagas, para se cadastrar o responsável deve ir até a escola junto com a criança e fazer uma rápida entrevista, para que seja verificado o preenchimento dos requisitos. A escola é na Rua Ramiro Barcelos n° 280.
Boas causas precisam ser divulgadas para que mais pessoas sejam tocadas, engajamento e conscientização podem sim mudar o mundo.