Com início na Praça Centenário,com cantos e orações, a procissão seguiu até o Santuário Santo Antônio
Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz” é o lema que irá nortear a 145ª Festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves. E, neste sentido, a Paróquia Santo Antônio deu início ao projeto dos festejos voltado aos alunos das escolas de inspiração católica e para os catequizandos com uma procissão luminosa, na noite desta segunda-feira, 20 de março.
A atividade, que reuniu cerca de 800 pessoas, teve início às 19h30min junto à Praça Centenário, na rua Félix da Cunha. A procissão, sob a luz de velas, tendo à frente a imagem do Padroeiro, saiu em direção ao Santuário Santo Antônio tendo à frente a cruz e também crianças vestidas de Santo Antônio. Logo depois, a caminhada acessou a rua Marechal Deodoro ao som de canções católicas, orações e reflexões bíblicas. A motivação inicial foi do vigário da Paróquia Cristo Rei e coordenador da Região Pastoral de Bento Gonçalves, padre Miguel Mosena.
Ao chegarem ao Santuário Santo Antônio, pelas 20h, o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, acolheu a todos com as seguintes palavras: “Bem-vindos ao Santuário de Santo Antônio. Essa é a Casa de Deus e, também, a nossa casa”, salientou.
No Santuário aconteceu a abertura oficial do projeto dos festejos para as escolas e a Catequese. Os festeiros entregaram cartazes com as ilustrações do livreto que será entregue na próxima semana às representantes dos colégios católicos e à coordenação da Catequese. Logo depois, a Procissão Luminosa foi concluída com a bênção dos pãezinhos de Santo Antônio e da saúde, com a relíquia do Padroeiro.
A organização foi feita pela equipe de festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio e a mobilização realizada pelos colégios Sagrado Coração de Jesus, Scalabriniano Medianeira e Marista Aparecida.