Primeiro comprimido contra a Covid-19 é aprovado

2015-04-10_190211

Laboratório Pfizer desenvolveu o Paxlovid que poderá ser administrado por cinco dias

O Laboratório Pfizer desenvolveu o primeiro comprido para tratamento contra o Coronavírus do mundo. O medicamento via oral já tem aprovação da americana Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) e OMS, podendo já ser distribuído na rede farmacêutica dos EUA, país que enfrenta grave crise frente à variante Ômicrom.

O medicamento pode ser usado para casos moderados da covid-19 em adultos e crianças menores de 12 anos e pelo menos com 40 quilos de peso, cuja saúde os coloquem em perigo de ser hospitalizados.

O medicamento, que será vendido com o nome de Paxlovid, só pode ser comprado com receita médica e os pacientes devem tomá-la assim que souberem que foram infectados, no máximo nos primeiros cinco dias após o aparecimento dos sintomas.

Além disso, deve ser tomado duas vezes ao dia, durante cerca de cinco dias, detalha o FDA no comunicado. O comprimido funciona ao bloquear a atividade de uma enzima específica que o coronavírus precisa para se replicar no organismo infectado, mecanismo semelhante ao do comprimido desenvolvido por outra farmacêutica, a MSD (Merck nos EUA e no Canadá).

O FDA deve aprovar esse outro medicamento em breve, embora os dados mostrem que o da Pfizer é mais eficaz e tem menos efeitos colaterais. A Pfizer afirma que está pronta para começar imediatamente a distribuir os seus comprimidos e aumentou a produção de 80 para 120 milhões no próximo ano.