Possível última onda de frio será rápida

2015-04-10_190211

Segundo a Metsul, amanhecer de sexta terá temperaturas baixas. No final de semana clima já deve ser mais ameno

Uma massa de ar frio ingressa vai começar a avançar pelo Sul e parte do Centro-Oeste do Brasil entre esta quinta (26) e a sexta-feira (27), trazendo queda da temperatura e o retorno do frio para algumas áreas. Na maioria dos locais do Centro-Sul do Brasil, a queda da temperatura será acentuada porque está muito quente, mas não deve fazer frio e as marcas devem ficar apenas amenas.

Segundo a MetSul Meteorologia, não se trata de uma incursão de ar frio de maior intensidade e que de nenhuma forma pode ser comparada aos episódios de incursão de ar polar do fim de junho e dois de julho. O maior efeito do avanço do ar mais frio sobre a grande massa de ar quente que cobre a maior parte do território brasileiro será a ocorrência de chuva.

O estado que mais deve sentir o impacto da massa de ar frio é o Rio Grande do Sul, onde as mínimas caem acentuadamente e vai fazer frio mais intenso, diferentemente da maior parte do Centro-Sul do país.

O amanhecer mais frio na maioria das cidades gaúchas será desta sexta-feira (27). A previsão do tempo da MetSul Meteorologia é que as mínimas no amanhecer possam chegar a marcas entre 1ºC e 3ºC na Campanha, no Sul e na fronteira com o Uruguai, mas com marcas menores na Serra.

No sábado se espera já que a temperatura mínima seja mais alta que a da sexta-feira na maior parte das cidades gaúchas. A massa de ar frio rapidamente enfraquece, permitindo a elevação das mínimas e das máximas no fim de semana.

Passado este episódio de frio de menor intensidade agora do final da semana, os dados não indicam nenhuma incursão de ar polar de maior intensidade nos dez dias seguintes e voltará a manutenção das marcas agradáveis no Rio Grande do Sul no fim de agosto.