Melasma saiba o que é, como prevenir e tratar essa mancha

2015-04-10_190211

Melasma é uma disfunção na pele que deixa muitas pessoas triste, realmente é bem complicado, a maioria das pessoas que tem melasma já fizeram quase tudo pra poder eliminar ou clarear a mancha e não conseguiu.
Tem muito assunto sobre o melasma, acompanhe o texto para descobrir o que é, como você pode prevenir e cuidar do seu melasma da forma correta.
O que são melasma?
Melasma são manchas amarronzadas que se apresenta normalmente no rosto, na região frontal: malar; maças do rosto; nariz; testa; buço. Mas pode acometer o colo e braços.
O tom do pigmento da mancha vai depender do foto tipo da pessoa, ou seja, da cor da pele, se for um foto tipo mais alto que é uma pele mais pigmentada a mancha é um pouco mais escura.
Essa disfunção acomete mais as mulheres, podendo ser vista também em homens, a faixa etária mais comum para o surgimento é de 20 a 50 anos.
Essas manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). E não tem cura, mas tem tratamento para controlar.
Já o cloasma é idêntico ao melasma porém é passageiro, normalmente surge em gestantes e tem cura, dês de que, mantenha os cuidados adequado com a pele caso contrário o cloasma pode evoluir para o melasma que tem controle mas não tem cura.
Como surge o melasma?
Não há uma causa definida, no entanto nosso organismo produz muitos radicais livres através de: má alimentação; dormir mal; estress; medicamento controlado; falta de atividade física. Tudo isso gera um corpo inflamado, causando alterações hormonais que é um fator do surgimento do melasma.
O que agrava o melasma ocasionado pelo corpo inflamado é: começar ou parar de usar anticoncepcionais, pela alteração hormonal mais acentuada; gravidez; exposição solar, à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível; exposição excessiva ao calor, como o calor do fogão, da lareira, secador de cabelo; a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.
Como prevenir o melasma
Para prevenir é necessário: dormir bem; se alimentar bem; evitar o estresse; fazer exercícios físicos, cuidado com alteração hormonal; redobrar a atenção se alguém da família tem; evitar exposição solar sem proteção; evitar o calor em excesso; utilizar os produtos adequados para teu tipo de pele como um sabonete, loção tônica, hidratante, protetor solar.
Essas ações servem para prevenir e manter o melasma como está.
Como clarear o melasma?
Se você tem melasma pode ficar tranquila que tem tratamento para clarear e controlar, chegou a hora de falar deles.
É muito importante fazer um tratamento com profissional qualificado pois agredir de mais a pele pode prejudicar em vez de ajudar, quanto mais agressão mais resistente o melasma fica, então cuidado com excesso de laser, de microagulhamento profundo, de peelings.
No inverno é época propicia para fazer a despigmentação mas com produto despigmentante apropriado e não com hidroquinona. Pode se utilizar ácido kójico, alpha-arbutin, ácido tranexâmico, uva ursi e até mesmo utilizar uma boa vitamina C que vai te ajudar muito, e um produto que seja bem hidratante e antioxidante, aí a pele vai se recuperar.
E a chave de ouro é utilizar um excelente protetor solar, no mercado existem vários tipos, os mais comuns precisam ser reaplicados de 2 em 2 horas. O protetor que eu recomendo é aquele que além de proteger a pele tem despigmentante em sua composição, que seja foto estável, ou seja, protege a pele por 12 ou 18 horas, que Protege contra os raios UVA, UVB, luz visível, infravermelho e pelo envelhecimento causado pela luz azul emitida por celulares, computadores, televisores, e ainda que contem base ou tonalizante. Tem duas marcas em que confio e recomendo, os protetor da Cosmobauty e da Mezzo, neles se encontra todos esses benefícios.
Se você tem manchas na pele vem fazer uma visita na clínica sem compromisso que vou te ajudar a identificar se sua mancha é melasma e te indicar os melhores tratamentos para clarear, assim como te orientar com os cuidados em casa.