Por que o carro usado vai desvalorizar em 2023?

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Preço do seminovo e do usado retraiu até 7% em 2022 e deverá cair em ritmo moderado neste ano

Os últimos três anos foram para lá de incomuns no mercado de carros usados . Quem queria vender seu veículo, acabou fazendo um negócio compatível, com um preço supervalorizado. Já os que buscavam comprar um modelo, se assustaram com o valor (bem) mais alto que o esperado – uma impressão que chegou a 30%, dependendo da localidade.

Ao que tudo indica, essa maré alta chegou ao fim, ou pelo menos tende a se acalmar. Se acompanharmos o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a margem oficial do país entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, o carro usado havia ficado, em média, 17% mais caro. Já entre janeiro de 2023 e janeiro de 2022, a opinião oficial sobre o usado foi bem menor, de apenas 1,07%.

Em algumas capitais avaliadas pelo IPCA, inclusive, o cenário foi de uma leve deflação, que chegou a -5,4%. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto ), o seminovo está entre 6% a 7% mais barato em relação ao que custava no primeiro semestre de 2022.

O que mudou nos últimos três anos?

 

Entre 2020 e 2021, principalmente, houve uma ruptura na cadeia global de produção de veículos . Ora precisamos parar de produzir por causa de alta nos casos de Covid-19, ora por falta de materiais como aço, borrachas, pneus, plásticos e semicondutores . Sem carros novos nas concessionárias, restava ao consumidor comprar em lojas de seminovos e usados. Como era praticamente a única opção de compra imediata, os carros usados ​​eram muito mais caros.

Já no ano passado, a pandemia estava lentamente sendo controlada , assim como as cadeias de logística e de negócios do setor automotivo passaram a se reorganizar em uma nova dinâmica , explicou Enilson Espínola Sales de Souza, presidente da Fenauto.

Além disso, com o preço do usado longe da realidade do consumidor, houve uma queda nas vendas. “Como o próprio seminovo ficou em um preço proibitivo, a velocidade de crescimento começou a diminuir e, por consequência, o preço começou a se ajustar para baixo”, comenta Enilson.

Projeção para 2023
Desse modo, a entidade projeta uma pequena deflação de 3% para o usado até os próximos meses. “O que pode acontecer no primeiro semestre é que a velocidade de queda dos preços não seja mais tão acelerada porque já vemos um aumento nas vendas em janeiro e fevereiro deste ano em relação a 2022. Os preços solicitados a se acomodados e o próprio mercado também” .

Importante pontuar que esse cenário só deve acontecer caso a economia se mantenha na conjuntura atual. Ou seja, com as taxas de juros, caíram e desemprego razoavelmente controlados. Segundo Enilson, essa estabilidade mantém um equilíbrio entre oferta e demanda no segmento de usados ​​e seminovos e fará com que as instituições financeiras possam oferecer linhas de crédito de financiamento mais vantajosas para o consumidor.

Nesta situação, a Fenauto projeta uma alta nas vendas do setor, cujo volume pode chegar a 15 milhões de seminovos e usados ​​comercializados. Isso seria um aumento de 25,2% sobre os quase 12 milhões de unidades vendidas no ano passado.