Massa de ar polar é considerada a mais forte a alcançar o Brasil neste ano
Em reunião realizada, na segunda-feira (26), a Prefeitura de Bento Gonçalves definiu planejamentos de ações para auxiliar pessoas em situação de rua, devido à forte onda de frio que deve atingir alcançar o sul do país nos próximos dias. Serão realizadas buscas ativas de pessoas em vulnerabilidade, pelo Serviço de Abordagem Social (Seas), para encaminhamento a Casa de Passagem e distribuição de cobertores e agasalhos.
Participaram da reunião, o prefeito Diogo Siqueira, secretários de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, de Educação, Adriane Zorzi, de Segurança, Tenente Coronel Paulo César de Carvalho e adjunto de Esportes e Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Valle. A Casa de Passagem, que fará o acolhimento das pessoas necessitadas, fica localizada na rua Francisco Navarini, 136, bairro Maria Goretti. O atendimento é feito das 19h às 7h. Para mais informações, o telefone é (54) 3055.7337.
A Prefeitura Municipal estima que cerca de 40 pessoas, em situação de rua, serão atendidas, nos próximos dias, para suportar a forte onda de frio.
Foto: reprodução
‘Compartilhe Calor’
A Campanha do Agasalho 2021, em Bento Gonçalves, tem ajudado a aquecer moradores em situação de vulnerabilidade em diversos bairros do município. Com o slogan ‘Compartilhe Calor’, o Gabinete da Primeira-Dama é quem promove a ação de arrecadação. Até o momento já foram recolhidas 70 mil peças de roupas.
Conforme a primeira-dama do município, Cláudia Remus, frequentemente há procura de famílias que precisam de uma roupa para se aquecer no frio. “Sempre é necessário aumentar as doações. Precisamos, principalmente, de cobertores e roupas infantis”, indica.
A população pode colaborar, nesses dias de frio intenso, com a doação de cobertores durante as ações da Campanha de Vacinação e em diversos pontos de recolhimento espalhados pela cidade.
Lar da Caridade
LAR DA CARIDADE
O Lar da Caridade, localizado no bairro São Francisco( R. Júlio de Castilhos, 856 – Centro fone 3451-7366) , é outro local que tem auxiliado aqueles que mais precisam. São realizados, em média, cerca de 270 atendimentos por dia, no local. Onde aqueles que precisam recebem, além, de roupas limpas, alimentos. A presidente da instituição, Erci Grapiglia, afirma que as pessoas estão mais conscientes sobre as doações. “Não é simplesmente fazer limpeza nos guarda-roupas. As pessoas estão doando roupas um pouco melhores, preocupando-se, lavando, entregando em uma condição de que outras recebam e possam usar”, ressalta.
Erci solicita que, neste momento, cobertores são itens de maior necessidade. Quanto a alimentos, leite é de maior emergência. “Cobertores, sem dúvida, nesse momento precisamos. A gente conta com o apoio da população, caso contrário teremos que comprar para atender a demanda. E, se possível, as pessoas que quiserem doar leite, será muito bem vindo, pois aí conseguimos fazer um chocolate quente para aquecer, mães, crianças e quem precisar nessas nossas manhas geladas”, explica.
A presidente diz que a entidade está monitorando a situação do frio e a necessidade das pessoas, e, caso seja necessário, fará mobilização para atender a todos. “A gente precisa também de roupa íntima de homem: camiseta, cueca e meia, pois temos um sistema de que o morador de rua toma banho e precisa trocar de roupa. Não importa que esteja velhinha, contanto que esteja limpa, a gente tem a condição de vestir alguém”, solicita.
SOCIEDADE CIVIL NOSSA CASA
Além do frio, a fome também é uma lacuna a ser preenchida. Aos sábados, a instituição realiza um trabalho de assistência à população carente em diversos bairros. São atendidas, semanalmente, cerca de 150 famílias, em três bairros da cidade, totalizando cerca de 350 refeições
Segundo um dos coordenadores desse projeto da Sociedade Civil Nossa Casa, Jaime Milan, a doação de alimentos é muito importante para manutenção da ação. “Temos quatro cozinhas comunitárias. Nos bairros a gente tem as mulheres que chamamos de ‘sopeiras’. Toda semana damos alimento para elas fazerem sopas e distribuírem à comunidade”, explica.
As doações de alimentos podem ser feitas a qualquer momento na sede da Nossa Casa, localizado na rua Mário Italvino Poleto, no bairro Fenavinho. A distribuição do sopão ocorre aos sábados nos bairros Zatt, Vila Nova e em quatro pontos do Municipal.
Quanto as doações de roupas e cobertores, Jaime explica que as metas são traçadas antes do inverno, mas as doações também podem ser encaminhadas para a entidade.
Onda de frio
Os institutos de meteorologia alertam para uma massa de ar frio de origem polar, considerada a mais forte a alcançar o Brasil neste ano. No período de quarta (28) a sexta-feira (30), a temperatura deve ficar entre 10ºC e 15ºC abaixo do que é normal, em todo o Centro-Sul do país.
Pontos de doação de roupas
– Drive-thru de vacinação na Fundaparque;
– Prefeitura de Bento Gonçalves e Secretarias Municipais;
– Banco do Brasil, agência centro;
– Banrisul, agências centro, Botafogo e Osvaldo Aranha;
– Paróquias: Santo Antônio, Cristo Rei e São Roque
– Câmara Municipal de Vereadores
– Escolas: Aparecida, Medianeira e Cenecista
– Subprefeituras de São Pedro, Tuiuty, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos;
– Farmácia Flor Essência;
– Posto Zambon;
– Casa das Tintas;
– Loja triunfante;
– Mercado Trevisan;
– Pro Sul;
– Supermercado Santa Clara.
Foto: Divulgação