Pensamentos negativos: Saiba como ajudar as crianças a “driblar” esses hábitos

2015-04-10_190211

Os acessos de raiva, o “gênio forte” e a rivalidade entre irmãos são alguns problemas normalmente derivados de pensamentos negativos em crianças. Por isso, é importante que os pequenos aprendam como mudar esses hábitos.

Existem vários tipos de hábitos negativos, pois enquanto algumas crianças ficam tristes, outras se preocupam e fazem coisas erradas. Algumas atitudes dos pais ou responsáveis também podem influenciar no comportamento dos filhos.

Alguns desses hábitos dentre as crianças podem ser exemplificados como “generalizar uma situação específica”, “subestimar as próprias capacidades” e “exagerar a realidade da situação”.

Se o responsável escuta o filho dizendo coisas negativas ou se observa algum comportamento que sugere que provavelmente ele está pensando de maneira negativa, é importante tratar do assunto.

Por exemplo, ao invés de dizer “Fique bem” quando a criança chora, trate de legitimar os sentimentos. Mostre empatia e deixe claro que está tentando de entender como ele se sente.

Uma vez que as crianças se sentem legitimadas, podem começar a buscar maneiras saudáveis de lidar com as emoções incômodas e com o pensamento negativo.

Além disso, para ajudar que a criança chegue às suas próprias conclusões, faça perguntas que o ajudem a ver que os pensamentos talvez não estejam corretos. Ajude-o a identificar algumas exceções à regra para que possa ver que seu pensamento não é completamente certo.

Ajude a criança a criar uma perspectiva mais realista. Ao invés de dizer, por exemplo, “eu não faço nada direito”, diga” “Às vezes cometo erros, mas tudo bem”.

Ensine-o a tratar de si mesmo com a mesma amabilidade e respeito que espera de outras pessoas. Ajude a reconhecer e lidar com o pensamento negativo para que possa se converter em ação positiva. Pouco a pouco, começará a mudar esse pensamento negativo e a tomar outras atitudes com respeito no dia a dia.