Para sobreviver, fabricantes de automóveis começam a baixar preços na China

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Aqui os fabricantes optaram por manter os preços e evitar acúmulo de estoque. Vai funcionar? Entenda esta guerra de preços

Diante das pressões competitivas do mercado, a China está passando por uma onda de “guerra” nos preços dos carros, com mais de 30 modelos automotores das marcas passando por ajustes de preços. Ao mesmo tempo, veículos de nova energia de empresas como BYD e Changan Automobile também tiveram redução nos preços.

No Brasil, também devido à retração do mercado, os fabricantes de automóveis optaram por manter os preços atuais a fim de evitar a criação de um grande acúmulo de estoques

Pelo menos quatro montadoras já anunciaram que suas fábricas no Brasil farão um feriado coletivo entre março e abril, com a GM, Hyundai, Volkswagen e o Grupo Stellantis, proprietário das marcas Fiat, Peugeot e Citroen, encerrando a produção.

Guerra de preços

O gatilho desta “guerra de preços” na China veio da Tesla, que em 6 de janeiro de 2023 anunciou um ajuste de preços de até 48.000 yuans (R$ 37 mil) para seus dois principais modelos, o Modelo 3 e o Modelo Y, vendidos na China.

O preço inicial do Modelo 3 foi reduzido para 229.900 yuans (R$ 177 mil), tornando-o o carro da Tesla com o preço mais baixo da história. O preço inicial do Modelo Y foi reduzido para 259.900 yuans (R$ 200 mil).

Estimulado pela promoção, as vendas da Tesla China em janeiro de 2023 foram 66.051 unidades, um aumento de 18% em relação ao ano anterior, e em fevereiro as vendas da Tesla China atingiram 74.402 unidades, um aumento de 12,6% em relação ao ano anterior.

Entretanto, as empresas de automóveis tradicionais, que vendem principalmente veículos a combustível, estão operando com relativa dificuldade.

A Associação de Fabricantes de Automóveis da China (CAAM, na sigla em inglês) informou em 10 de março que de janeiro a fevereiro de 2023, a produção e vendas domésticas de automóveis completaram 3,626 milhões e 3,625 milhões de unidades, respectivamente, 14,5% e 15,2% abaixo do ano anterior.

Em 2018, a Tesla chegou a um acordo com o governo de Xangai em termos muito generosos, pelo qual a primeira construiria uma fábrica de automóveis em Xangai em 2019, enquanto a Tesla se tornaria a única fabricante de automóveis de propriedade totalmente estrangeira a entrar no mercado chinês.

Linha vermelha

Até 2022, o governo chinês tinha uma linha vermelha de política de “não mais do que 50% de propriedade estrangeira em empresas automotivas”.

O declínio nas vendas de automóveis a combustível afetou mais severamente as montadoras chinesas e estrangeiras de joint ventures, bem como a economia local.

A Dongfeng Motor Group é uma empresa estatal localizada na província chinesa de Hubei, que possui a Peugeot, Citroen, Honda e outras joint ventures.

Desta vez, os maiores cortes de preços estão sendo feitos pelo Governo Provincial de Hubei em conjunto com o Grupo Dongfeng.

Tomemos como exemplo o modelo C6 da Citroen Dongfeng com a promoção mais forte, o corte de preços mais um subsídio de 90.000 yuans foi vendido por apenas 121.900 yuans (R$ 94 mil).

Quanto à fonte do subsídio de concessão, fontes do Grupo Dongfeng disseram que os cartazes em questão indicavam que a natureza do subsídio era a de um subsídio do governo-empresa, ou seja, tanto do governo quanto da empresa.

Em 9 de março, BYD anunciou que os dois principais modelos de sua rede Oceanic, a Song PLUS New Energy e o Selo, lançaram uma campanha especial de marketing de tempo limitado de 10 de março a 31 de março de 2023, com uma redução de preço de até 8.800 yuans (R$ 7 mil).

Além disso, novos modelos de energia de Chery e Changan também se juntaram à “guerra de preços”.

Em 2022 a taxa de penetração dos novos veículos de energia da China já superou 25%, à frente de países como os EUA, França, Japão e entre outros, e será muito difícil aumentar significativamente a taxa de penetração a curto prazo.

Para muitas empresas de veículos de nova energia, esta redução de preços já está alcançando os limites de sua sobrevivência. Para algumas empresas líderes de veículos de nova energia, elas podem absorver o impacto dos cortes de preços através de meios como escala e controle de custos de baterias, mas a capacidade de outras montadoras de veículos para sustentar os cortes de preços não é promissora.

Como mais localidades continuam a seguir o exemplo das empresas automobilísticas para implementar cortes nos preços dos carros de combustível, isso colocará uma pressão considerável sobre a indústria de veículos de nova energia e pode até afetar a capacidade de P&D das empresas automobilísticas.

O chefe da CAAM disse recentemente que o nível nacional poderia considerar unificar a introdução de políticas correspondentes e medidas de otimização e ajuste do sistema para orientar o desenvolvimento saudável e estável da indústria automotiva.