Ordem Demolay traz a Bento Gonçalves peça teatral sobre processo Templário

2015-04-10_190211

Ator global das novelas Vamp, Pedra Sobre Pedra e das Minisséries Amazônia e JK é o protagonista da peça patrocinada pela ordem Demolay

Bento Gonçalves receberá, em 6 de maio, na Fundação Casa das Artes, um grande espetáculo cultural. O ator John Vaz, das novelas Vamp, Pedra Sobre Pedra e das Minisséries Amazônia e JK, todas da Rede Globo, volta a Bento Gonçalves depois de quase 10 anos, desta vez trazendo o espetáculo teatral “O Processo Templário e o Mito de Baphomet”, evento organizado pelo Capítulo Henry Ford Nº 1189, da Ordem DeMolay, que tem sede em Bento Gonçalves.
Na peça teatral, John Vaz, que além de ator e diretor é produtor cultural, jornalista e historiador, traz uma grande gama de referências a grandes histórias contadas através dos séculos, baseado no Livro “O herói de mil faces” de Joseph Campbell.
De cunho histórico, a peça investiga a origem de Baphomet, que remonta os porões de tortura da inquisição contra os templários e seu último grão-mestre, Jacques DeMolay, morto na fogueira em 1314.
A montagem também conta Leo Taxil usou essa história, junto com desenho do ocultista francês Eliphas Levi, para atacar e difamar o legado templário, fazendo publicações os associando ao satanismo. A peça desmistifica Baphomet em uma grande aula sobre mitologia comparada que, segundo John vaz, é uma grande e franca resposta à superstição e à ignorância.
A peça traz uma série de referências a grandes fenômenos culturais tais como “Senhor dos Anéis”, “Matrix”, “Star Wars” e também aborda a ciência através do legado do físico Stephen Hawking.
John Vaz
Conhecido nacionalmente como o “Mil Caras do teatro Brasileiro”, John Vaz é um dos mais respeitados artistas do teatro do país. Atualmente está em turnê pelo Brasil com quatro espetáculos produzidos, dirigidos e encenados pelo próprio, sendo eles: Dom Pedro I; Jacques DeMolay – O Fim da Ordem do Tempo; A Inconfidência Maçônica – da Revolução Francesa à Inconfidência Mineira; O Processo Templário e o Mito de Baphomet.
Na TV Globo fez as minisséries JK como João Goulart e Amazônia como o Coronel Rojas. Participou das novelas Belíssima (chefe de polícia), Beleza Pura (policial), Vamp (gang do Matosão) e Pedra Sobre Pedra (cigano Nino).

O QUE: Espetáculo Teatral “O processo templário e o mito de Baphomet”
QUANDO: 6 de maio de 2023
HORÁRIO: 20h
ONDE: Fundação Casa das Artes