Operações em todo RS visam combater a violência contra mulher

2015-04-10_190211

Ações fazem parte da execução do plano de ações da Operação Maria da Penha

As forças de segurança do estado do Rio Grande do Sul se uniram para o combate à violência contra mulher. A ação foi uma estratégia de prevenção e repressão qualificada aos feminicídios. Em Bento Gonçalves, a operação da Polícia Civil (PC) – a partir da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) e Brigada Militar (BM) resultou na apreensão de uma espingarda calibre 36 no distrito de Tuiuty, além de um revólver de 9mm e 81 munições em cumprimento de mandado de busca e apreensão em Pinto Bandeira. A ação foi efetuada em parceria com a Polícia Civil e Brigada Militar.
Nesta quinta-feira (26), a ação conjunta realizada pelas forças policiais do estado conta com a participação de mais de 380 policiais civis e militares em 130 viaturas, que executarão, durante o dia, diligências para verificação de 290 disque-denúncias, além do cumprimento de 39 mandados de prisão e de 82 mandados de busca e apreensão.
As atividades no RS foram realizadas de forma integrada, como parte da execução do plano de ações da Operação Maria da Penha, deflagrada em âmbito nacional dia 20 de agosto, com previsão de vigência até o dia 20 de setembro, sob a coordenação da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Desde o início da operação foram executadas diversas atividades de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Foram registradas mais de 600 ocorrências policiais, que culminaram com a instauração de, aproximadamente, 500 inquéritos policiais, além da prisão de 24 indivíduos.
Agosto Lilás
Na tarde de quarta-feira (25), policiais militares do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º Bpat), integrantes da Patrulha Maria da Penha, participaram do 3º encontro do Bate Papo de Mulher.
Na oportunidade os policiais militares ministraram uma palestra sobre violência doméstica e demonstraram o trabalho desenvolvido pela patrulha Maria da Penha, incluindo as formas de procurar ajuda dos órgãos de segurança pública.
O evento que ocorreu nas dependências do CEACRI Carrossel, no Bairro Municipal, faz parte da campanha “Agosto Lilás”, que tem como objetivo discutir diversos temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas.
Ainda estão previstos mais dois encontros durante no decorrer do presente mês, em diferentes bairros do município de Bento Gonçalves.