Onda de temporais inicia neste fim de semana

2015-04-10_190211

O  mapa  mostra  a  projeção de chuva para a madrugada, manhã, tarde e noite deste sábado

A instabilidade tende a aumentar muito mais neste sábado no Sul do país com chuva muito intensa em diversas cidades, com acumulados de 100 mm a 200 mm em apenas 24 horas com inundações repentinas, e ainda tempestades de granizo com risco de vendavais isolados.

Muita chuva

No domingo, fortes áreas de instabilidade ainda trazem chuva intensa e volumosa em muitas cidades catarinenses e paranaenses enquanto no Rio Grande do Sul o sol aparece e a temperatura dispara, o que pode levar a temporais isolados da tarde para a noite pelo calor. Chama atenção, aliás, que as projeções de probabilidade de granizo são muito altas para a tarde e noite do domingo numa extensa área entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, o que sugere que o calor deve formar áreas de instabilidade isoladas com tempestades que podem trazer granizo de variado tamanho com a elevada temperatura.

Muitos raios

A intensa instabilidade virá acompanhada de muitos raios. As descargas no Sul do país devem ser mais numerosas no Noroeste gaúcho e no Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Haverá descargas em muitas áreas e com altíssima ocorrência de raios mais a Oeste do Sul do Brasil.

A maior preocupação da MetSul nos próximos sete a dez dias será o excesso de chuva no Sul do Brasil com acumulados que devem atingir de 250 mm a 500 mm em grande número de cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o Paraná, o que levará a inundações, cheias de rios, enchentes e deslizamentos de terra.

A instabilidade, porém, trará também temporais e que serão numerosos no Centro e no Sul do Brasil no período.

No Sul, as áreas de maior risco estão entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná, mas, notadamente, o Noroeste e o Norte gaúcho, o Oeste de Santa Catarina e a Metade Oeste do Paraná.

A instabilidade, que já atingiu ontem pontos dos estados paranaense e catarinense, vai aumentar muito sobre a Região Sul nesta sexta, especialmente da tarde para a noite, com chuva localmente forte e temporais isolados. Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva do modelo europeu para a madrugada, manhã, tarde e noite desta sexta-feira no Sul do Brasil.