Onda de calor histórica está chegando no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

A Metsul Meteorologia estima que os termômetros poderão marcar entre 40ºC e 43ºC em algumas cidades entre sexta-feira e o final de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta meteorológico de nível crítico devido à persistência das altas temperaturas na região. De acordo com a Metsul Meteorologia, a previsão é que, entre sexta-feira e o final de semana, algumas cidades possam registrar termômetros oscilando entre 40ºC e 43ºC, trazendo um cenário climático excepcional.

Nesta quarta-feira, o Rio Grande do Sul amanheceu novamente sob temperaturas elevadas, com São Borja atingindo 24,7ºC, São Luiz Gonzaga marcando 24,6ºC, seguidos por Santiago com 23,4ºC, Uruguaiana com 23,2ºC e Alegrete com 22,4°C.

Esta onda de calor, a nona a atingir o país este ano, é a primeira a impactar o Rio Grande do Sul e prevê-se que alcance níveis históricos no Estado. Apesar do calor já sentido nos últimos dias, a expectativa é de um aumento significativo para esta quinta-feira, com a previsão de os termômetros alcançarem entre 40ºC e 43ºC em algumas localidades durante o final de semana.

Além do Rio Grande do Sul, esta nova onda de calor deverá afetar outros 14 estados, além do Distrito Federal. O Inmet emitiu um aviso de nível laranja (perigo) devido à persistência do calor por, no mínimo, quatro dias consecutivos. Este comunicado está válido até o próximo domingo.

O Inmet declara: “A partir desta sexta-feira, prevê-se forte calor também nas áreas que abrangem a maior parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, assim como em partes das regiões Norte e Nordeste, com temperaturas máximas podendo superar os 40°C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia”