Obesidade felina: como identificar se o seu gatinho está com sobrepeso

2015-04-10_190211

Especialista explica que gatos obesos podem viver cerca de 2 anos a menos que gatos com o peso ideal. Nesta condição, felinos podem desenvolver diversas doenças.

Os pets são companheiros e estão dispostos a dar todo o seu amor ao tutor e vice-versa. Contudo, algumas atitudes em forma de ‘’afeto’’ que os tutores podem ter, como compartilhar a alimentação humana, exceder nos petiscos e não incentivar as atividades físicas para esses pets, podem prejudicar gradativamente a saúde dos animais, especialmente a dos gatos.

Um gatinho que engordou e exibe a barriguinha quando se senta pode ser uma situação considerada “fofinha”. Porém, nem sempre essa condição será sinônimo de fofura e, sim, de atenção. A obesidade felina é uma condição cada vez mais rotineira na vida dos gatos e pode diminuir o tempo de vida desses pets se não for identificada e tratada corretamente.

Inicialmente, o gato acumula muita gordura intravisceral, ou seja, intra abdominal. Por isso é mais difícil perceber o ganho de peso. Porém quando ele fica sentado já conseguimos observar a formação de uma ‘barriguinha’ extra e, conforme ele vai ganhando mais peso, observamos também o acúmulo de gordura no tecido subcutâneo, então podemos observar a camada de gordura sobre as costelas, cintura e base da cauda.

Cabe mencionar que, não há um peso ideal para um gato, apenas uma média, já que existe uma grande variação do tamanho que leva em consideração o porte físico e estrutura óssea. Os especialistas consideram, em média, o peso de 4 kg como ideal, mas esse peso seria excessivo para um gato pequeno e baixo para um Maine Coon, por exemplo. Os veterinários usam para avaliação principalmente o escore corporal, que deve ser de 5 em uma escala que vai de 1 até 9. Eles avaliam individualmente cada paciente, e por meio da inspeção e palpação definem o seu escore corporal. Se esse escore estiver acima de 5, esse paciente é considerado com sobrepeso.

Risco à saúde
Um gato obeso pode desenvolver mais problemas de saúde do que um da mesma raça de peso normal. Segundo especialistas, as doenças mais comuns em felinos obesos são:
Diabetes mellitus;
Pancreatite;
Colangite;
Distúrbios hepáticos e de vesícula biliar;
Doenças osteomusculares, entre outros.
E para quem acha que a obesidade felina não influencia diretamente no tempo de vida do animal está enganado. Conforme veterinários, os trabalhos mostram que a obesidade reduz a longevidade do paciente em aproximadamente 2 anos, ou seja, gatos obesos podem viver cerca de 2 anos a menos que gatos com o peso ideal, caso essa situação não seja corrigida.

Prevenção
Algumas atitudes são essenciais para prevenir o sobrepeso ou o estágio de obesidade dos felinos. Alguns dos métodos de prevenção que veterinários indicam são:
Controle a dieta do gato;
Solicite que o veterinário calcule a necessidade energética diária desse felino;
Administre exatamente a quantidade de ração diária necessária;
Forneça parte na necessidade energética na forma de sachê úmido (alimento completo);
Evite petiscos;
Estimule atividade física com brincadeiras.

Tratamento
Assim como para uma pessoa, o tratamento da obesidade felina se baseia na restrição calórica do animal que deve ser feita e acompanhada por um profissional. Neste tratamento, o gato terá incluído em sua rotina a dieta de baixa densidade energética, baixo teor de carboidrato, gordura e alto teor de proteína e a instituição de atividade física.