O que esperar do clima deste início de semana de outono

2015-04-10_190211

Massa de ar seco e mais frio trará temperatura baixa no amamnhecer desta segunda-feira em algumas cidades gaúchas

O tempo aberto e seco da madrugada traz amanhecer ameno e mesmo frio em algumas regiões com marcas de clima de começo de outono. Espera-se um amanhecer com temperatura baixa em regiões como a Serra, os Aparados da Serra, a fronteira com o Uruguai, a Campanha. Mínimas baixas ainda são previstas em baixadas da Metade Norte, como no Noroeste e no Planalto, incluindo a área de Soledade.

Já a tarde será de marcas agradáveis nesta segunda-feira e máximas comuns no início do período outonal. Grande parte do estado terá marcas à tarde acima de 25ºC.

SEMANA

A semana que começa tem início com sol e temperatura amena a agradável no Rio Grande do Sul após semanas de calor incessante, mas o tempo não permanecerá firme nos próximos dias à medida que se espera que a atmosfera aqueça e se instabilize com chuva.

Nesta terça, o sol predomina no decorrer do dia em todas as regiões do Rio Grande do Sul, embora se preveja que nuvens apareçam no decorrer do período na maioria das localidades do estado. Há uma chance remota de instabilidade isolada do Centro para o Oeste gaúcho. Ar mais quente ingressa no estado e a tarde terá calor em muitas cidades.

Na quarta, o sol aparece com nuvens no estado gaúcho, mas a nebulosidade aumenta durante o dia. Já entre a madrugada e de manhã pode ter chuva em pontos da Metade Norte, porém será da tarde para a noite que chove na maioria das regiões. Pontos mais ao Sul do estado é que podem escapar da instabilidade. Antes da chuva estará quente e abafado. Na quinta, maior cobertura de nuvens no estado. Apesar de o sol aparecer com nuvens em diferentes pontos, a presença de nebulosidade será maior no Rio Grande do Sul. Já chove nas primeiras horas do dia em algumas localidades e no decorrer do dia a instabilidade atinge todas as regiões do estado. Não se descarta chuva localmente moderada a forte. Na sexta, o sol aparece com nuvens em grande parte do território gaúcho, mas o tempo não vai estar firme. Uma frente fria começa a ingressar no estado a partir do Oeste e do Sul com chuva e ao longo do dia a instabilidade avança para as demais regiões com o deslocamento da frente pelo Rio Grande do Sul. Há risco de chuva localmente forte e de temporais isolados.