O que é melhor para saúde: casado, solteiro ou divorciado? 

2015-04-10_190211

 

“o casamento é benigno” para a saúde.

Já parou para pensar que o seu estado civil pode contribuir para a sua saúde? Pois bem! O epidemiologista britânico William Farr começou a estudar os efeitos dos relacionamentos dos franceses na saúde e chamou de “condição conjugal”. Para isso, ele dividiu a população adulta em três categorias distintas, os “casados”, os “celibatários” – pessoas que nunca se casaram – e os “viúvos”.

Através dos registros de nascimento, óbito e casamento, ele pôde identificar as taxas de mortalidade relativas à estes três grupos de distintas idades.

Farr identificou que os solteiros morriam muito mais que os casados. Enquanto os viúvos, tiveram um resultado péssimo.

Então, o britânico produziu um dos primeiros trabalhos acadêmicos que relacionava os dois temas, casamento e saúde. Os dados mostraram que pessoas casadas possuíam vidas mais longas e saudáveis, desta forma, ele concluiu que “o casamento é benigno” para a saúde.

Mesmo que seja normal que os casais passem por conflitos conjugais, isso não significa que todos os relacionamentos estão destinados a ter problemas de saúde, ou seja, alguns conflitos podem ser são melhores que outros.