Número de contaminados por Covid subiu mais de 50% na última semana

2015-04-10_190211

O número de casos confirmados voltou a subir em Bento Gonçalves. Só nesta quarta-feira, 81 novos casos foram confirmados.

Nos três boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura, entre a segunda (16) e quarta-feira (18) confirmaram 179 novos casos de Covid-19 no município.
Até quarta-feira (18), a cidade já contabiliza 4.904 casos desde o início da pandemia, que tem 4.488 pessoas curadas. Até a última quarta-feira,18, também foram registrados 121 óbitos em decorrência do coronavírus.
Em uma semana, o número de casos em Bento Gonçalves subiu de 116 para 295, um aumento de mais de 50% no número de casos confirmados. Mesmo números que comprovam aumento, o Comitê do Coronavírus não passa informações para a imprensa, limitando-se a divulgar o boletim diário.
Sendo assim, a reportagem da Gazeta se baseou exclusivamente em dados divulgados no site, sem a análise dos dados por um responsável especialista relacionado a saúde do município.

Falta de transparência
Esta falta de transparência deixa a população insegura, já que o Estado e União divulgam número de aumento de casos, apontando uma segunda onda de contaminação.

Crescimento de casos
O crescimento dos números da pandemia entre os gaúchos ocorrem no mesmo momento em que a Europa se vê em meio a uma segunda onda da pandemia, obrigando, inclusive, que países como a França voltem a fazer um fechamento do total (lockdown) de suas atividades econômicas para tentar conter a disseminação do vírus.
O Rio Grande do Sul, no entanto, caminha em sentido contrário, com a economia abrindo quase que em sua totalidade, a despeito dos números mostrarem que a Covid-19 está ganhando força.
Indicadores
Dois dos três principais indicadores da pandemia – números de novos casos e de internações em UTIs – pioraram na última semana no Estado. Apenas o número de óbitos registrou uma diminuição no ritmo de aumento, mantendo, no entanto, números altos.
O Rio Grande do Sul chegou a 6.356 óbitos por Covid-19, com as 43 mortes registradas pela Secretaria Estadual da Saúde na quarta-feira (18). Elas ocorreram entre 1º e 17 de novembro.
Com isso, a média móvel de óbitos por coronavírus segue em alta no estado. Em comparação com as duas semanas anteriores, houve uma variação de 47%, confirmando o crescimento.
O país registrou 754 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 167.497 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 584, a maior desde o dia 11 de outubro. A variação foi de +49% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nas mortes por Covid. Essa é a maior alta registrada desde o mês de maio.

80% de ocupação de UTI na Serra
A taxa de ocupação dos leitos de UTI na Serra voltou a bater os 80% na manhã desta quinta-feira (19). É isso que mostram dados divulgados pelo Governo do Estado. O número causa preocupação à presidência da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que representa parte da Serra. Por isso, a presidência da entidade marcou uma reunião online para esta sexta-feira (20) para debater o assunto entre prefeitos e secretários municipais da saúde.
Na semana passada, a região foi previamente classificada na bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do Estado. Um recurso da Amesne conseguiu reverter a situação, e a região permaneceu na laranja. Mas, conforme o presidente da entidade e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, os dados indicam que a primeira rodada na sexta-feira irá colocar a região novamente como área de alto risco para a covid-19. Para se ter uma ideia, a taxa de ocupação dos leitos de UTI estava em 73% há uma semana.