Novo relatório mostra melhores operadoras de celular do Brasil

2015-04-10_190211

Uma delas  foi a vencedora em 13 das 15 categorias avaliadas pela pesquisa. Confira

 

Um relatório publicado pela Opensignal apontou a Claro como a empresa de telefonia com a melhor experiência em internet móvel do país. A operadora venceu 13 das 15 categorias avaliadas pela pesquisa da empresa especializada em dados sobre redes, incluindo Velocidade de Download. Nesse quesito, ela ocupa o primeiro lugar com a taxa média de 21,7 Mb/s e fica 5,6 Mb/s (34,8%) à frente da Vivo, com 16,1 Mb/s. O pódio se repete quando é considerado especificamente o 5G.

As experiências de vídeo, games e uso aplicativos por voz também são melhores na Claro, de acordo com o estudo. A Opensignal analisou as três principais operadoras de telefonia móvel do país: Claro, TIM e Vivo. A Oi ficou de fora uma vez que, em abril de 2022, foi finalizada a venda dela para o consórcio formado pelas outras três rivais por R$ 15,9 bilhões.

Além da Claro, TIM também tem destaque em relatório

 

Segundo o levantamento, a Claro é a grande vencedora dos prêmios de velocidade em geral, incluindo Experiência de Velocidade de Envio (Upload Speed ​​Experience), com pontuação de 7,6 Mbps, dessa vez, seguida pela TIM, com 0,7 Mbps (10,1%).

A TIM aparece na frente em dois quesitos: Qualidade de Consistência de Núcleo (Core Consistent Quality) e Disponibilidade. A empresa atingiu pontuação de 84% na categoria de consistência, que mede a porcentagem de testes de usuários que atenderam aos limites mínimos de desempenho recomendados.

Usuários da TIM conectaram-se a redes 3G ou superiores em 95,6% das vezes. A Vivo ficou apenas 0,6 ponto percentual atrás do primeiro lugar. A Claro vem em terceiro lugar, 2,1 pontos percentuais atrás da vencedora.

A Opensignal ressalta que as métricas de disponibilidade são feitas medindo a proporção de tempo que as pessoas têm uma conexão de rede, nos lugares que costumam frequentar e não em campos pouco habitados. Ou seja, quando os usuários têm uma conexão e não onde que, de acordo com a empresa, fornece uma reflexão mais precisa da verdadeira experiência.