Frente fria traz chuva e granizo nesta quarta no RS

2015-04-10_190211

Ao Norte e ao Noroeste do Rio Grande do Sul, a influência do ar seco e quente traz outro dia de sol com temperatura alta

Frente quente atua no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com muita nebulosidade e chuva.

Pode chover localmente forte com raios e granizo. A fronteira com o Uruguai, parte da Campanha e o Sul gaúcho devem ter a instabilidade mais forte ao longo do dia.

Nestas regiões, devido à instabilidade, pouca variação de temperatura que se mantém baixa.

Na faixa central do Estado, muitas nuvens com aberturas em alguns pontos.

Mais ao Norte e ao Noroeste do Rio Grande do Sul, a influência do ar seco e quente traz outro dia de sol com vento Norte e temperatura elevada à tarde, inclusive com calor em alguns municípios. No Uruguai, a quarta-feira vai ser de intensa instabilidade. As nuvens mais carregadas e com o maior potencial de chuva forte vão estar sobre o país vizinho. É altíssima a probabilidade de granizo. O território uruguaio deve registrar ainda alta frequência de raios no decorrer do dia, especialmente em departamentos ao Norte do Rio Negro.

Frente fria avança na quinta

A frente quente deve se converter em frente fria ao avançar pelo Rio Grande do Sul no decorrer da quinta-feira.

O estado terá muitas nuvens, mas o sol chega a aparecer com nuvens, vento Norte e ar quente no Norte e no Nordeste gaúcho antes da virada do tempo.

Com o avanço da frente, a chuva será generalizada. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho reforça o risco de temporais isolados de vento forte e granizo. A instabilidade frontal na quinta não deve se limitar ao Rio Grande do Sul.

O sistema progride pelo Sul do Brasil e atingirá outras regiões.

O deslocamento da frente fria deve levar chuva mais em pontos do Oeste e do Meio-Oeste catarinense, em especial, e ainda em cidades do Sudoeste do Paraná. Na sexta, a chuva atinge mais áreas dos estados catarinense e paranaense.

 

Fonte :Metsul