Novo golpe consegue clonar chip do celular; veja como se proteger

2015-04-10_190211

Suas redes sociais estão cheias de conhecidos avisando que seu WhatsApp foi clonado? Sim, houve um “surto” nestas últimas semanas

Com acesso a linha da vítima, criminosos podem roubar dados e até mesmo realizar compras em aplicativos, o golpe é conhecido como SIM Swap. Senhas fortes e únicas e autenticação de dois fatores são medidas de segurança fundamentais para se proteger.

Os golpistas estão conseguindo clonar do chip do celular, o que permite o acesso a aplicativos de bancos.

O golpe é conhecido como SIM Swap, onde o golpista entra em contato com a operadora e pedem a transferência da linha telefônica de um chip para outro.

Com o  hábito comum do consumidor de utilização do mesmo número quando há a compra de um novo aparelho ou perda de seu chip.

É neste momento que o golpista  pede para entrar em contato com a operadora e passar os nossos dados, e é aí que o fraudador age.  É como se alguém tivesse clonado seu celular.

Para completar o golpe, é necessário que o criminosos tenha em mãos os dados da vítima, para enganar os atendentes da operadora. Em posse da linha da vítima, os bandidos tem acesso a diversos aplicativos, desde o WhatsApp, até aplicativos com dados sigilosos.

Pedido de dinheiro

Um dos golpes mais comuns é entrar no aplicativo de mensagens e se passar pelo verdadeiro dono, pedindo aos contatos que façam uma transferência de dinheiro por conta de uma situação de emergência.

Compras em seu nome

Com o acesso ao seu telefone, ele poderá entrar em um app de e-commerce e realizar uma compra utilizando de seu cartão de crédito já cadastrado na plataforma. Isso sem falar em aplicativos de entrega, de transporte. Enfim, são incontáveis os golpes.

Como se proteger

Para se proteger desse tipo de golpes, antes de tudo, é recomendável que os usuários tenham senhas fortes e únicas. Isso dificulta o acesso do criminoso a suas contas em sites e aplicativos.

Além disso, a autenticação em duas etapas é fundamental para impedir que muitos dos acessos ocorram, pois é uma camada extra de segurança.

Por último, é importante ativar os códigos PIN e PUK de seu chip, que o bloqueia caso a senha digitada esteja incorreta.

Como ativar o código PIN?

Por padrão, o desbloqueio do chip por meio do PIN vem desativado pelas operadoras quando compramos um SIM card novo. Para ativar o código PIN no seu celular, basta seguir o tutorial abaixo, que é o mesmo para qualquer operadora.

Passo a passo para ativar o código PIN:

  1. Entre em configurações no seu smartphone;
  2. Procure a opção chamada “Segurança” e acesse;
  3. Encontre a opção “Configurar bloqueio do SIM”;
  4. Ative a função “Bloquear cartão SIM”;
  5. Nesse momento, será solicitado o código PIN padrão do chip. Se você nunca alterou ele antes, basta inserir o código que veio no verso do cartão do chip.

Mas não se preocupe se você não sabe qual é o PIN do seu chip. Vamos mostrar mais adiante quais são os códigos PIN padrões das principais operadoras do país.

Como alterar o código PIN?

A partir do momento que a função Bloquear SIM está ativada, é possível alterar o PIN oferecido pela operadora por outro que seja da sua preferência.

Antes de fazer a alteração, é importante lembrar que o novo código também precisa ter quatro dígitos, assim como o anterior, e que se por acaso você esquecer e bloquear o chip após três tentativas erradas, será necessário usar o código PUK para fazer o desbloqueio.

Se você é cliente da TIM, Vivo e Claro, veja a seguir o tutorial de como alterar o código PIN padrão.

Como alterar código PIN do chip TIM?

Para alterar o PIN da TIM, siga o passo a passo:

  • Digite **04*número do PIN atual*novo número PIN*novo número PIN para confirmar# e envie.
  • Exemplo: **04*1010*9999*9999#

Como alterar código PIN do chip Vivo?

Para alterar o PIN Vivo, siga o passo a passo:

  • Digite **042*número PIN atual novo número PIN novo número PIN para confirmar# e envie.
  • Exemplo: **042*8486 9999 9999#

Colocamos o espaçamento para facilitar a leitura, mas ao digitar o código no celular não haverá espaçamento. No caso do exemplo, ficaria da seguinte forma: **042*848699999999#

Como alterar código PIN do chip Claro?

Para alterar o PIN da Claro, siga o passo a passo:

  • Digite **04*número do PIN atual*novo número PIN*novo número PIN para confirmar# e envie.
  • Exemplo: *004*3636*9999*9999#

Qual o código PIN padrão da minha operadora?

Você pode consultar o código PIN no cartão onde destacou seu chip. Cada operadora também tem um código PIN padrão, como destacamos a seguir.

  • Código PIN da Vivo: 8486
  • Código PIN da TIM: 1010
  • Código PIN da Claro: 3636
  • Código PIN da Oi: 8888

Como saber o código PIN e PUK do chip?

Os códigos PIN e PUK ficam localizados no verso do cartão que veio com o seu chip no momento da compra, como mostra a imagem do cartão:

Se você perdeu o cartão que veio junto com o chip e, portanto, não tem mais como saber qual é o PUK do seu SIM card, entre em contato com a central de atendimento da sua operadora para descobrir qual é a sequência de números do código.

Abaixo, explicamos como solicitar os códigos PIN e PUK na TIM, Vivo, Oi e Claro. Em todas as operadoras, a solicitação deve ser feita pelo titular da linha e o chip deve estar cadastrado (ativo).

Como solicitar o código PIN e PUK?

A solicitação dos códigos PIN e PUK devem ser realizadas diretamente com a operadora. Veja abaixo as opções de atendimento de cada uma delas:

  • TIM: entre em contato com a central de atendimento da TIM, ligando do seu celular para o número *144 ou de um telefone fixo para 1056;
  • Vivo: ligue de qualquer telefone para a central da operadora no número 1058. O atendimento também está disponível para celulares Vivo no número *8486. Também é possível fazer essa recuperação via chat no site Meu Vivo. Faça o login ou cadastro, selecione a opção de atendimento e solicite os códigos;
  • Oi: fale com a central de atendimento da Oi, ligando para *144 do seu Oi ou para 1057 de qualquer telefone;
  • Claro: ligue para 1052 de qualquer telefone e fale com o atendente para pedir um código secundário.

Como desbloquear celular com pin bloqueado?

A função do código pin é proteger o seu celular, uma vez que esquecido não é possível desbloqueá-lo. Tente não digitar o número errado por mais de 3x, pois assim, seu telefone pode ser bloqueado pelo SIM.

Caso isso venha acontecer, você pode recorrer ao atendimento ao cliente da sua operadora. Eles vão dar o código PUK para o desbloqueio do seu aparelho. Porém, esse serviço pode conter uma taxa, então, verifique o valor antes.

Para que o código PUK é utilizado?

O PUK é a senha utilizada para liberar o PIN nos casos em que o bloqueio por excesso de tentativas acontece. Como já mencionamos, caso você digite o código PIN errado três vezes, o chip será bloqueado e para conseguir fazer o desbloqueio o código PUK será solicitado.

É importante que você saiba que o excesso de tentativas também pode bloquear o PUK e que isso geralmente acontece quando o usuário faz 10 tentativas erradas. Nesses casos, o chip é bloqueado definitivamente pela operadora e para conseguir usar o número antigo será preciso comprar um novo chip.