Nove dicas de Edward Snowden para se proteger na Internet

2015-04-10_190211

Muitas pessoas acreditam que não têm nada a esconder. Elas têm certeza de que tanto faz que os serviços de segurança saibam onde estão, o que compartilham em sua página no Facebook e que compram no Ebay. E estão certas. Mas essa atitude também traz o outro lado do problema.

“Quando você diz ’Não tenho nada a esconder’, quer dizer: ’não me importo com o meu direito à segurança na Internet, concordo que me vigiem”.
Edward Snowden

Certamente todos, em algum momento, pensamos sobre como nos proteger na internet. Os navegadores, as redes sociais e muitos outros aplicativos têm informações sobre seus usuários, mas poucos sabem como evitar que esses dados se tornem públicos.
Ninguém querser vigiado, para isso, reunimos algumas dicas do ex-funcionário da CIA Edward Snowden (que ficou famoso por revelar diversos documentos do governo americano classificados como secretos) sobre como fazer com que sua navegação na Internet seja segura e seus dados fiquem protegidos.
Edward Snowden aconselha a não se desfazer de seus direitos e a só visitar páginas que usam conexão criptografada. São páginas que começam com ’https’. Os bandidos podem roubar seus arquivos de trabalho, como e-mails, fotos de família e o destino dessas coisas é imprevisível. Por isso se trata de uma questão muito séria. Para não ter que verificar o tempo todo se sua conexão é segura ou não, instale um plugin especial, que criptografa automaticamente todas as páginas que você visitar.

Os criminosos muitas vezes tiram proveito de mensagens instantâneas. Para se proteger, use serviços de mensagens instantâneas que criptografem automaticamente toda a correspondência. Por exemplo, Telegram, WhatsApp, Facebook, Signal Private Messenger, etc. Se alguém interceptar suas mensagens, somente verá um conjunto de símbolos para criptografar. No entanto, isso não vai protegê-lo da curiosidade da empresa produtora do programa: normalmente, todas as empresas têm chaves que permitem ler suas mensagens e, se algo extraordinário acontecer, poderão entregá-las à polícia.
Para evitar isso, use um programa ou app com um pluggin integrado à criptografia no processo de envio de mensagens. Muitas vezes este plugin é chamado de OTR: off the record, que impede sua gravação. Por exemplo, o RedPhone.

Você usa e-mail no trabalho ou compartilha fotos de seus filhos com os seus amigos? Tudo isso pode acabar nas mãos de terceiros. Se você quer se proteger, instale um sistema de criptografia no seu navegador. Seu funcionamento é muito fácil: ao enviar e-mail a seu amigo, ele o receberá na forma de símbolos criptografados. Para decifrar a mensagem, é preciso inserir uma chave especial. Só não envie a chave por mensagem de texto ou pelas redes sociais. Melhor compartilhar pessoalmente ou enviá-la usando um programa que use criptografia.

O armazenamento de dados nas nuvens não é 100% seguro. O Google Drive, Dropbox, OneDrive, iCloud todos são vulneráveis ​​a criminosos, que podem hackear sua senha ou usar a vulnerabilidade do sistema. Para manter seus dados em segredo, use um programa que utilize criptografia. Este tipo de software cria uma pasta no computador, onde os arquivos são automaticamente criptografados e enviados para a nuvem. Por exemplo, você pode instalar o Boxcryptor, que é gratuito para uso pessoal.

Se você tem que usar Wi-Fi sem criptografia em um lugar público, criptografe todo o tráfego (e não apenas o navegador). Para isso, você deve usar VPN: em outras palavras, é um canal protegido que se abre entre o seu computador e o provedor de VPN. No servidor do fornecedor, todo o tráfego é descriptografado e enviado a seu destino. Você pode usar os provedores de serviços gratuitos, por exemplo, VPNbook ou o Freevpn. Graças a esta conexão, vai se criar a impressão de que você se conecta à Internet a partir do servidor VPN, não a partir do seu computador.
Você também pode instalar o navegador TOR: e, se você configurá-lo bem, ninguém vai perceber quem é nem onde está.

Segurança no celular
Criptografe USB, celulares e outras coisas que você pode perder. Para isso, use os programas mais simples de criptografia que conseguir baixar na internet. Normalmente, este tipo de software funciona sem você perceber, ou seja, criptografa e descriptografa os arquivos automaticamente. No caso de um dispositivo criptografado acabar nas mãos de um criminoso, ele não conseguirá ver nada dali.
Para criptografar completamente o smartphone e os tablets, é melhor usar as opções de sistema operacional integrado. Nos dispositivos Android, entre em ’Configurações’ – ’Segurança’; iOS, em ’Configurações — Senha’.

Conversas pessoais
Como bem sabemos, é possível interceptar chamadas basicamente de qualquer telefone. Assim, para que ninguém possa ouvir sua conversa privada, há aplicativos especiais, por exemplo, o EAGLE Security. Este tipo de aplicativo rastreia e lembra a localização de todas as estações de base. Se ele percebe que algumas delas se deslocam pela cidade ou que o seu sinal ocasionalmente desaparece no lugar de sua localização, essa estação é marcada como suspeita e isso é comunicado ao proprietário do telefone. Tais programas também permitem ver quais aplicativos têm acesso à câmera e ao microfone do celular e, se necessário, avisam que deve desligá-los.

Publicidade não desejada

Vírus espiões podem se passar por publicidade comum. Para evitar cair na armadilha dos criminosos, instale no seu computador um bloqueador de publicidade. Também atualize de tempos em tempos seu computador, especialmente o antivírus.
Uma boa senha garante o sucesso

Invente senhas
complicadas
Palavras simples, sequências de números, data de nascimento, o seu nome ou o nome de seu animal de estimação são as senhas mais inseguras. Uma boa senha contém letras maiúsculas, números e símbolos. Também é importante inventar senhas diferentes para as páginas, os e-mails e redes sociais. Do contrário, ao hackear sua conta, a senha poderá ser usada pelos criminosos também em outras fontes.
Pense duas vezes antes de postar algo pessoal na Internet.