Como se proteger em tempos de vulnerabilidade na internet?

2015-04-10_190211

A segurança nas redes sociais sempre foi tema de preocupação. Os últimos episódios envolvendo o ministro Sérgio Moro e outros de alto escalão deu mais luz à discussão de quanto estamos expostos no dia a dia. Não e´ somente nossas contas bancárias que podem ser hackeadas é a nssa privacidade que está em jogo. No caso de contas bancárias, se comprovado, o banco é obrigado a ressarcir, mas nas outras questões estamos á mercê.
Nas redes sociais proliferam perfis falsos sem que a poícia tenha vontade ou habilidade para cvoibir. Nossos aparelhos podem ser invadidos para roubar o sinal de internet das nossas casas e, consequentemente todas as transações que fazemos por meio da rede. Os hackers que operam sobre pirataria na web podem roubar detalhes particulares que outros grupos podem passar para sites. Esses dados são compostos por números de telefone que poderiam ser usados para ligar os indivíduos com ofertas não solicitadas. Em alguns casos, um hacker pode muito bem ter uma gestão muito maior sobre o malware que é utilizado e, por isso, inserir este software de computador em um telefone celular que é listado em um banco de dados do site. Isto pode fazer com que o hacker possa roubar números de telefone, dentre mais utilizações. Como nos proteger?
Compilamos algumas dicas atuais que servem de base para empreas e pessoas físicas, sempre lembrando que o melhor mesmo é não deixar nada comprometedor em galerias de fotos, nuvens etc.
Até mesmo Mark Zuckerberg — presidente do Facebook — é uma pessoa altamente cuidadosa. Ao comemorar 500 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram, a empresário publicou uma foto em forma de agradecimento ao público. Porém, uma das coisas que mais chamaram atenção na fotografia foi o computador dele. A imagem mostrava que o laptop dele estava com a webcam e o microfone cobertos.
Pode até parecer exagero, mas Mark está muito certo em se proteger dessa maneira. Com o avanço tecnológico, os atuais dispositivos como laptops, celulares e tablets, por seus vários recursos automáticos, são os que mais estão em risco de serem invadidos por softwares maliciosos.
Celebridades e pessoas públicas podem ser muito mais visadas nesse tipo de risco, mas nada impede que nós, pessoas comuns, sejamos alvos de hackers, como bem mostrou uma série da Netflix, que trata sobre tecnologia.
Pensando nisso, trouxemos algumas eficientes formas de se proteger na internet.

Não deixe a webcam
ligada em desuso
A webcam é uma ferramenta poderosa que aproxima muito as pessoas e a auxilia muito em conferências. Entretanto, se ela não estiver em uso no momento, desligue-a ou de preferência, cubra-a para evitar que hacker tenham acesso às suas imagens.

Não deixe o microfone
do seu computado ligado
O mesmo se adequa ao microfone, seja um modelo inserido de fábrica em seu computador ou algum dispositivo externo que você tenha conectado a ele.
Tudo que possa dar informações às outras pessoas deve ser bloqueado para não facilitar a vida dos hackers.

Saia de todas as suas contas de e-mail e redes sociais ao terminar de usar
Esse tipo de descuido é muito comum, especialmente quando utilizados computadores públicos ou compartilhados, seja na empresa, na faculdade ou demais locais.
Se precisar logar suas redes pessoais em qualquer computador que não seja o seu, não esqueça de, no final, fazer logout de tudo o que acessou, não dando margem a outros usuários que de ter acesso às suas informações.
Um bom artifício para aqueles que têm o costume de utilizar o Chrome como navegador, é sempre acessar com a opção “nova janela anônima”. Esse recurso não deixa rastros e, consequentemente não arquiva suas informações como login e senha.

Não divulgue
informações pessoais
na internet
É muito importante que ao acessar e navegar pela internet você não dê informações que possam ser usadas por estelionatários ou sequestradores.
Assim, evite dar o endereço de sua casa, seu número de telefone, número de documentos etc., especialmente em sites não confiáveis, como redes sociais, onde todos podem ter acessos.
Esse tipo de informações é confidencial e, por isso, só devem ser transmitidas para empresas sérias e em endereços que constem no início “https://”. Esse “S” significa que o site é seguro.

Crie senhas difíceis
e mude-as,
periodicamente
Uma senha forte é uma das melhores formas de se proteger na internet, afinal é a barreira inicial para o acesso a qualquer site ou plataforma que você queira acessar.
Evite datas especiais, nome de familiares ou do animal de estimação ou demais palavras que possam sem facilmente identificadas. Dê preferência para a utilização de letras em maiúscula e minúscula, números e caracteres especiais.
Existem sites especializados para lhe ajudar nesse processo e até criar senhas aleatórias que possam não ser identificadas.

Atualize o antivírus
e faça uma varredura
periódica em seu
computador
Quando se trata de proteção contra vírus, malwares e hackers, os antivírus são a melhor forma de combate. Opte sempre por plataformas de qualidade que tenham boas ferramentas de bloqueio contra inimigos.
Nesse aspecto, os aplicativos pagos valem muito a pena por fornecer uma gama muito maior de proteção para seus dados e arquivos. E, afinal, quando falamos de proteção, todo investimento é muito válido.

Tome cuidado com
downloads
Em diversos sites que acessamos pop-ups com anúncios de ofertas e, especialmente, downloads inundam nossas telas. São assuntos de todos os tipos e com as mais bizarras opções possíveis. Apesar de tantas ofertas, tenha sempre muita atenção a esse ponto. Clique em baixar somente se tiver certeza de que aquilo é seguro.
Mesmo em sites confiáveis, é necessário ter muita atenção onde se está clicando. Muitas pessoas mal-intencionadas incluem “Cavalos de Tróia” juntamente com links confiáveis, exatamente para você seja apanhado em alguma dessas armadilhas.

Não instale softwares
piratas em seu
computador
Por fim, dê atenção a qualidade dos softwares que são instalados em seu computador, especialmente os que não são originais.
Aplicativos licenciados possuem garantia e suporte do fabricante contra riscos de invasão e problemas técnicos. Já os que são pirateados não terão esse tipo de resguardo.
Apesar de serem muitas as providências a serem tomadas para garantir sua segurança, todas são muito importantes e não devem ser negligenciadas. Seguindo essas formas de se proteger na internet você evitará que invasores usem ou divulguem suas informações, e assim, estará garantindo uma navegação muito mais sossegada.