Novas uvas BRS ganham espaço no semiárido

2015-04-10_190211

As novas cultivares têm sabor diferenciado de frutas vermelhas, lembrando morango

A nova uva BRS Melodia vem atraindo a atenção ao ser testada nos parreirais do semiárido nordestino. Além dos sabores diferenciados, que conquistam consumidores, BRS Melodia e BRS Vitória, duas cultivares de uva também têm em comum a sua origem, são resultado do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho. As novas cultivares são uvas com sabor diferenciado de frutas vermelhas, lembrando morango.
A BRS Melodia foi desenvolvida e lançada no início do ano de 2019 como alternativa para a viticultura no Sul Brasil, em climas temperados, mas devido ao interesse do setor produtivo, desde o seu lançamento já está sendo avaliada na região do Semiárido por doze produtores, que irão produzir cerca de 21 ton/ha nesta fase de testes.
Na região Sul do Brasil, a BRS Melodia é cultivada sob cobertura plástica e apresenta alta tolerância à antracnose e tolerância média ao míldio, ao oídio e às podridões de cacho. Seu manejo é mais simples em comparação às variedades do grupo Itália, mas muito semelhante ao da BRS Vitória. Com produtividade média de 25 ton/ha, a qualidade diferenciada da uva melhora com a aplicação de produtos para uniformizar a cor e tamanho das bagas. É uma uva crocante e de casca fina, fácil de mastigar.
Desde 2019, a BRS Melodia é avaliada no Vale do São Francisco e com base nos resultados destas avaliações feitas em parceria com os produtores validadores, a Embrapa lança agora as recomendações de manejo do sistema de produção da cultivar para esta que é a principal região exportadora de uvas de mesa do Brasil.
As informações podem ser acessadas no site da Embrapa Uva e Vinho, no link (https://www.embrapa.br/en/uva-e-vinho/brs-melodia), ou ainda no canal da Embrapa no Youtube (https://www.youtube.com/watch?list=PLoelF-OuDCfFlv1u4gdSz6pPFaPJWg_mN&v=YRV7tTL8auc&feature=emb_title).