Novas regras para seguro automotivo já estão valendo

2015-04-10_190211

Novas regras tendem a atrair novos clientes com ‘bolsos adaptáveis’

Já estão em vigor as novas normas e critérios para seguros de carros. A ideia da Superintendência de Seguros Privados (Susep) é diversificar e ampliar a oferta de produtos e tentar cativar novos possíveis clientes. Segundo dados da Susep, em 2019, apenas 16% da frota de veículos no Brasil tinha cobertura de seguros.
A partir de agora existe a possibilidade do segurado contratar o serviço de forma personalizada. Ele pode pagar apenas o serviço para acidentes e não para furto e roubo, ou vice-versa. Além disso, ele pode ter seguro para uma parte do automóvel, como o motor, que geralmente dá um prejuízo grande ao motorista quando precisa ser consertado.
Dessa forma customizada o custo do serviço fica “adaptável” ao bolso, fato muito importante ainda mais na situação econômica pela qual o Brasil atravessa, com quase 15 milhões de desempregados.
Também estão válidas contratação do seguro de Responsabilidade Civil Facultativa em nome do condutor. A partir de agora, as pessoas que não são proprietárias nominais de automóveis vão poder contratar o serviço. A tendência é que essa modalidade beneficie motoristas de aplicativos e condutores que alugam carros para o fim de semana, mercado que vem crescendo nos últimos meses.
As seguradoras passam a ter a possibilidade de cobrar franquia em casos de indenização integral ou por incêndio, queda de raio e explosão, o que antes era proibido. As companhias também podem exigir no contrato que os reparos sejam feitos exclusivamente em oficina da rede credenciada da seguradora, uma antiga discussão do setor.