Moradores estão há mais de dois dias sem água no Glória

2015-04-10_190211

Desabastecimento atinge também parte do bairro Municipal. Problema pode ser um vazamento oculto na tubulação

Moradores dos bairros Glória e Municipal, em Bento Gonçalves, relatam estar impacientes com a falta de água que atinge a rua Lajeadense, desde a última quarta-feira (14). Segundo relatos encaminhados ao Jornal Gazeta, o problema é recorrente, há pelo menos três meses. Sendo que já ocorreu episódios de ficar quatro dias sem o abastecimento. Moradores afirmam que fizeram contato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), mas não tiveram êxito.

A moradora do bairro Glória, local Shaiane Fraron, relata que o problema de falta de água na rua é recorrente. “Faz já uns três meses que a água vem um dia, falta dois. Já aconteceu de ficar uns quatro dias sem água aqui na rua”, reclama. Shaiane também se queixou de não ter uma resposta da empresa responsável pelo abastecimento. “Eu liguei na Corsan, fiquei 15 minutos no telefone e me passaram que não havia problema, mas que em 24 horas retornariam minha reclamação. Já estamos dois dias sem, vamos ficar mais um dia?”, questiona.

Outra moradora da rua Lajeadense, Joicimara Rama, confirma o problema. “Dependemos da água que fica na caixa d’água para tomar banho. Quando acaba precisamos buscar água em galão para afazeres domésticos e ainda comprar água para tomar. Essa situação tá bem difícil”, relata. Joicimara também disse que já fez contato com a Corsan para reclamar do problema. “Eles me passaram que ainda não tem diagnóstico do por que tá faltando água. Então, a gente não sabe quando vai voltar”, reivindica.

A falta de água por si só é uma condição muito desagradável, mas, para Vanderlene de Melo Pontes, também moradora da Lajeadense, a situação já é insustentável. “Tenho duas crianças e não tenho água para lavar as roupas. Não dá pra pedir ajuda dos vizinhos porque eles também não têm água. A situação está ficando difícil. A gente depende da água que fica na caixa d’água para esse tipo de serviço, mas essa também já acabou”, lamenta.

O que diz a Corsan
De acordo com o gerente da Corsan em Bento Gonçalves, Marciano Dal Pizzol, a normalização do serviço deve ocorrer no máximo até esta sexta-feira (16). O motivo da interrupção, segundo ele, é um vazamento oculto. “Recebemos reclamações em maior número ontem (14), e desde então, estamos com uma equipe no local tentando descobrir o motivo dessa falta d’água”, relata.

O gerente explicou que os relatos do problema são de um trecho relativamente pequeno o que deve facilitar o diagnóstico do problema. Sobre a questão ser recorrente, Dal Pizzol disse não ter conhecimento e explica que problemas na falta de pressão podem também ocasionar episódios passageiros de falta d’água. “A pressão pode variar muito na cidade e nos momentos de maior consumo pode ocorrer que a pressão não seja suficiente para abastecer alguns moradores, mas não de forma mais generalizada como a que está ocorrendo”, explica.

Ainda segundo Dal Pizzol, o problema na rua Lajeadense é localizado. “Um vazamento oculto deve estar gerando esse desabastecimento, e as equipes seguem trabalhando para localizar esse problema. Pois, no sistema de abastecimento o envio da água está sem falhas. Portanto, a água está chegando na região”, confirma.
Até o fechamento desta edição o problema permanecia no local. A Corsan afirmou que as equipes seguem trabalhando até solucionar o problema.