Ministério da Saúde volta atrás e recomenda vacinação de adolescentes

2015-04-10_190211

Morte de jovem não tem relação com a aplicação da vacina contra Covid

O Ministério da Saúde voltou atrás e passou a recomendar, novamente, a vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (22), em Brasília.
No último dia 15, o ministério havia emitido nota informativa aos Estados e municípios, revisando a orientação sobre a imunização do público dos 12 aos 17 anos. O texto foi emitido depois que o presidente Jair Bolsonaro tomou conhecimento da morte de uma jovem de 16 anos, sete dias após receber a vacina, em São Bernardo do Campo (SP).
Agora, a pasta afirma que, depois de estudo realizado, observou-se que não há relação de causa entre a vacina e o óbito da adolescente. O ministério reforçou, ainda, a orientação para que Estados e municípios utilizem apenas a vacina da Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.
Na última terça (21), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul já havia definido que continuaria a vacinar adolescentes sem comorbidades, apesar da orientação contrária do ministério. No mesmo dia, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que Estados e municípios têm autonomia para seguir com a campanha de imunização dessa faixa etária.