Meditação tem o mesmo efeito de remédios para ansiedade, sugere estudo

2015-04-10_190211

  Universidade de Georgetown aplicou pesquisa e observou que houve redução significativa de transtorno psiquiátrico na prática da meditação

Os investigadores descobriram que pessoas que passaram oito semanas fazendo meditação experimentaram uma diminuição na ansiedade correspondente às que receberam escitalopram , um medicamento psiquiátrico frequentemente prescrito sob a marca Lexapro.

Uma escala de sete pontos foi usada para avaliar a ansiedade entre 208 participantes, sendo que sete representavam ansiedade extrema. Tanto no grupo de medicação quanto no de mindfulness, a média de avaliação após o tratamento caiu de um nível moderado para um nível de ansiedade .

Aqueles que passaram pela intervenção de mindfulness participaram de uma aula semanal de 2,5 horas com um professor, completaram exercícios diários em casa por 45 minutos e permaneceram em um retiro por um dia, cinco ou seis semanas após o curso.

Ambos os grupos seguiram o estudo com pontuações iniciais semelhantes (4,44 no grupo de mindfulness e 4,51 no grupo de medicação). Portanto, a mudança mostrou que os tratamentos são igualmente eficazes.

“Práticas de atenção plena , como exercícios controlados, têm sido usados ​​para tratar a ansiedade há muito tempo, mas este é o primeiro estudo mostrando como podem ser eficazes em comparação com tratamento padrão para transtornos de ansiedade “, disse a principal autora do estudo , Elizabeth Hoge , que também é psiquiatra e diretora do Programa de Pesquisa em Distúrbios de Ansiedade da Universidade de Georgetown, em nota ao jornal The Washington Post .

Ela acredita que a descoberta ajuda a apoiar o uso da meditação como uma intervenção viável, especialmente para as pessoas que não se sentem à vontade para se consultar com um psiquiatra ou que experimentam efeitos negativos da medicação.

Os tratamentos de mindfulness usados ​​​​no estudo incluíram exercícios de consciência do atleta , que envolvem prestar atenção ao praticante enquanto permitimos que os pensamentos surjam e passem pela mente antes de deixá-los ir. Os participantes também praticam exercícios como escaneamento corporal – que significa prestar atenção em diferentes partes do corpo –, e movimento consciente , que inclui alongar o corpo em diferentes sensações e perceber quais sensações isso causa.