IBGE  volta a atualizar dados das pesquisas de indústria, comércio e serviços  

2015-04-10_190211

Os próximos resultados das pesquisas de indústria, comércio e serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a janeiro de 2023, já virão com atualização de dados. Esses ajustes fazem parte do procedimento normal das sondagens e foram adiados por causa da pandemia , segundo o instituto.

O trabalho inclui alterações de rotina na amostra, nos pesos dos produtos e das atividades, como uma nova estrutura de ponderação da pesquisa (ano em que os pesos das atividades são usados ​​nos registros dos índices e período de referência para o qual a média dos índices é igual a 100). A atualização também significará a divulgação de novas séries históricas.

No caso da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), a última atualização da amostra das empresas e estrutura de ponderação da pesquisa tinha sido feita em 2014. Já na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), isso foi feito em 2017. Na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), a última atualização ocorreu também em 2017.

A partir de março, o IBGE adicionou a divulgação das novas séries de índices da PIM-PF , da PMC e PMS. Não há mudanças, no entanto, no padrão de divulgação do Índice de Preços ao Produtor (IPP) , já que a atualização dessa pesquisa foi concluída antes de 2020.

A primeira ter o resultado de janeiro divulgado será a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), no dia 30 de março. No dia 6 de abril, sai a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional (PIM-PF Regional). Já a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) será divulgada em 12 de abril, seguida pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), em 14 de abril.

Tradicionalmente, todos os indicadores referentes a janeiro são divulgados em março, mas o cronograma foi adiado por causa dessa atualização dos dados.