Janeiro de 2022 tem queda em produção, venda e exportação de veículos no Brasil

2015-04-10_190211
A produção industrial deve fechar o ano com alta de 3,20%

Para o mês é o pior resultado em 19 anos para a indústria e 17 anos para o comércio

Os números da venda, produção e exportação de veículos diminuiu no Brasil em janeiro de 2022, atingindo o pior número em 19 anos para a indústria, e o pior número em 17 anos para o comércio.

O mês de janeiro acumulou a queda de 31,1% em relação ao mês de dezembro na produção, com queda de 33,5% de queda de exportação, e 38,9% de queda com as vendas no mesmo período.

A exportação teve queda de 25,9% em relação a dezembro, porém, mostrou um acréscimo de 6,6% em relação a janeiro de 2021.

O que pode ter causado a queda?

Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a pausa das fábricas no final do ano, feriado, férias de escola e um natural desaquecimento do mercado são alguns dos fatores que têm parte nos números.

Os altos números de covid-19 também influenciaram, já que há um impacto nos trabalhadores. Moraes afirmou que outros países afetados pela nova variante do coronavírus tiveram uma queda parecida com o mercado brasileiro.

Outro fator que contribuiu para o resultado, foi o volume de chuvas acima da média, afetando fornecedores, fabricantes e concessionários, segundo Moraes.

– Foi um mês de recorde nas infecções por covid-19 no país e de chuvas acima da média para o período, o que afetou a produção dos fornecedores e dos fabricantes de veículos, e ainda afastou clientes das concessionárias -, destacou o presidente da Anfavea.