Intolerância à lactose? ou só quer “desinflamar”? veja as opções

2015-04-10_190211

VEJA DICAS  [do @nytimes] “Sou intolerante à lactose, mas ainda gosto de leite beber leite no café da manhã”. Qual é a melhor alternativa de leite não lácteo para beber? A conclusão é que uma variedade de bebidas alternativas pode fornecer nutrição semelhante ao leite de vaca, portanto, além da preferência pessoal, tudo se resume a como você define “melhor”.

O leite de vaca é naturalmente rico em proteínas, cálcio e uma variedade de outras vitaminas e minerais importantes. Através da fortificação, também oferece vitaminas A e D.

Se o objetivo é desfrutar de um produto o mais semelhante possível ao leite de vaca, o leite de vaca sem lactose ou o leite de soja podem ser suas melhores apostas.

As pessoas que são intolerantes à lactose não produzem lactase suficiente, a enzima que ajuda a digerir a lactose. A condição afeta aproximadamente de 25% a 40% dos adultos em todo o mundo. Dezenas de milhões de norte-americanos são considerados intolerantes à lactose, problema que pode causar cólicas, diarreia e inchaço ao comerem alimentos que contêm lactose. A intolerância à lactose é particularmente comum em afro-americanos, judeus asquenazes (provenientes da Europa Central e Oriental), latinos e índios americanos, afetando até 80% ou mais de alguns grupos.

 

Porque o leite inflama o corpo, independente de intolerância?
O leite, principalmente o de vaca, também pode provocar respostas inflamatórias devido à presença da lactose (o açúcar do leite) ou das proteínas (especialmente a caseína e betalactoglobulina). O consumo do leite e seus derivados pode causar a inflamação do organismo, resultando em inchaços, vermelhidão da pele e até a piora da acne. De uns anos para cá, a lactose parece ter virado o vilão da alimentação.

Do ponto de vista nutricional, Romano recomenda o leite sem lactose como a primeira alternativa a considerar, porque o perfil nutricional é o mesmo do leite normal, com a adição da enzima lactase. Mas também há uma grande variedade de alternativas saudáveis não lácteas à base de plantas.

“Se você está procurando uma alternativa de leite que seja mais semelhante em uma comparação lado a lado, que grama por grama tem o valor nutricional mais semelhante, então o leite de soja fortificado e sem açúcar é sua melhor aposta”, disse Romano. “Ele se alinha com cálcio, vitamina D, outros nutrientes, calorias. O perfil é quase idêntico”.

Outras boas opções podem ser vários leites de nozes e leite de aveia.