Internet no interior é tema de 2° encontro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

2015-04-10_190211

O sinal da internet no meio rural foi tema de uma segunda reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, na última quarta-feira (16). O primeiro encontro aconteceu há pouco mais de um mês, em 18 de abril. Segundo o presidente, Cedenir Postal, é necessário definir uma estratégia para que o sinal alcance até mesmo localidades mais afastadas e que seja de boa qualidade para todos.
“Tem muitos lugares que já estão assistidos, mas com péssima qualidade. Vemos problemas principalmente na região da Linha Ferri, Demari, Buratti, encosta do Rio das Antas e no Vale dos Vinhedos, o 40 da Graciema. Não está chegando o sinal e em alguns pontos nem o sinal de telefone chega”, lamenta Postal.
Ele elenca a emissão de nota fiscal eletrônica como uma das necessidades do produtor necessitar do acesso à internet. “Além da emissão, o agricultor pode fazer pesquisa do produto, compras dos produtos, conversar com filhos que moram fora da cidade. É, principalmente, um incentivo de permanência no campo, inclusive para os jovens, que querem saber se tem sinal, caso contrário eles nem permanecem naquele local”, pontua.
Durante o encontro, representantes de empresas de provimento de internet comentaram que o ideal seria fazer uma lista com famílias interessadas na melhora da qualidade do sinal para ver a viabilidade da instalação em todos os pontos citados. “Nós não queremos apenas onde dê lucratividade, queremos para todos”, enfatizou Postal.
Foi dado o exemplo do que aconteceu em Faria Lemos, onde os moradores se reuniram e concordaram em pagar em partes iguais para instalar a internet em todo o distrito. O mesmo aconteceu em algumas linhas do Vale dos Vinhedos. Ou seja, foram feitos orçamentos com as empresas provedoras de internet, elas apresentaram um valor “x” para a instalação e os moradores concordaram em ratear os gastos.
“Infelizmente não podemos contar com o poder público. Eles demonstram que querem ajudar, mas ressaltam que não tem orçamento. Até se tiverem, será apenas para o próximo ano”, relata Postal.

Próximo passo
Será feita uma reunião, que deve acontecer ainda neste mês, que abrangerá moradores da Linha Ferri, Veríssimo de Matos e Linha Demari, em Tuiuty, para fazer um levantamento com quem tem interesse na instalação.