Instagram toma medida que impede usuários de fazerem tiktoks no app

2015-04-10_190211

Não parece ser mais possível exportar um vídeo com áudio sem antes publicá-lo nos Reels 

O Instagram silenciosamente lançou uma atualização para impedir que criadores de conteúdo utilizem sua ferramenta de Reels para criar vídeos para o TikTok, aplicativo rival.

Jornalistas do portal focado em tecnologia, The Verge, confirmaram que ao tentar baixar um clipe criado e editado no Reels, o arquivo aparece sem áudio no celular. O problema, entretanto, não acontecia se o Reels fosse publicado primeiro.

 

Isto quer dizer que se você quiser exportar a sua criação feita em um Reels para utilizar em um outro aplicativo, é necessário postar o vídeo como Reels primeiro para poder salvar o som. Ainda em julho, isso não era necessário.

O áudio sumiu em três diferentes iPhones testados pela equipe, enquanto com celulares Android foi possível exportar o arquivo com áudio. O Instagram não respondeu ao questionamento se isso é uma ferramenta intencional, ou se é uma falha no aplicativo.

As ferramentas de edição do TikTok são mais rudimentares que as do Instagram, o que tem levado muitos criadores a pularem para o “app vizinho” na hora de filmar ou realizar edições. No TikTok, por exemplo, não é possível usar filtros ao iniciar uma gravação e não é possível baixar o arquivo sem uma marca d’água.

Com a mudança que o Instagram pode estar querendo implementar, os criadores terão duas opções: ou publicam primeiro o vídeo em seu perfil Reels na plataforma, ou confiam nas ferramentas de edição do TikTok. A medida foi tomada também após a rede reverter algumas alterações que havia feito em seu algoritmo para deixar sua plataforma mais parecida à do rival.