Guia Descorchados destaca espumantes da Vinícola Aurora com Denominação de Origem

2015-04-10_190211

Principal publicação sul-americana pontou em 92 e 91 os rótulos Gioia Sur Lie Nature D.O. Altos de Pinto Bandeira e Aurora Extra Brut D.O. Altos Pinto Bandeira, respectivamente.  Aurora Procedências Brut Rosé e Moscatel Rosé obtiveram 90 pontos e tiveram destaque pela qualidade  

Dois dos exemplares da excelência na elaboração de espumantes pela região Altos de Pinto Bandeira acabam de ser reconhecidos com mais de 90 pontos pelo Descorchados. O principal guia de vinhos da América do Sul destacou com 92 pontos o Gioia Sur Lie Nature e com 91 o Aurora Pinto Bandeira Extra Brut, ambos rótulos da recém conquistada Denominação de Origem. O primeiro produto Sur Lie da cooperativa ainda foi classificado entre os 10 melhores espumantes pela publicação. É o quinto ano consecutivo em que a publicação confere 90 pontos ou mais para rótulos da Aurora.

A edição 2023 também distinguiu com excelentes pontuações os espumantes Aurora Procedências Brut Rosé e o Aurora Moscatel Rosé, ambos com 90 pontos. Além da menção do Gioia no Top Ten Espumantes, o guia capitaneado pelo jornalista e crítico chileno Patrício Tapia, reconheceu os quatro produtos entre os melhores das suas categorias (leia relação completa abaixo).

O Guia Descorchados 2023 comemora 25 anos reunindo os principais vinhos e produtores da América Latina. O evento de lançamento da publicação no Brasil será nesta terça-feira (11), no Villaggio JK, em São Paulo (SP). Para o guia deste ano foram mais de quatro mil vinhos degustados, de mais de 230 vinícolas argentinas, 223 chilenas, 35 uruguaias e 35 brasileiras. O evento de apresentação é anual e ocorre no Brasil desde 2012.

Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, diz que o reconhecimento aos espumantes com Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira é a valorização de um terroir que está entre os melhores do mundo para a produção da bebida. Zilio explica que as características do clima subtropical, com estações bem definidas, da altitude, que chega a 800 metros acima do nível do mar e as diversas particularidades do solo, como a alta capacidade de drenagem devido a formação por rochas de origem vulcânica estão entre os fatores fundamentais para a qualidade dos produtos. O enólogo também destaca a intervenção humana como um ponto decisivo para atingir o patamar de espumantes com Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira.

“Desde o clima propício, a mineralidade típica do solo da região, somada aos cuidados em todos os ciclos da videira, incluindo o tempo ideal para a colheita e o processo de elaboração do vinho base e da tomada de espuma. São diversos fatores que levam a região que está localizada acima de 500 metros de altitude a elaborar espumantes num patamar que é reconhecido pelo Descorchados com mais de 90 pontos”, lista o enólogo.
O profissional acrescenta que as pontuações do Moscatel Rosé e do Procedências Brut Rosé comprovam o ganho de qualidade dos espumantes nas últimas décadas, somada ao custo-benefício, já que são produtos que chegam ao mercado brasileiro na faixa de R$ 40 a R$ 60.

“A vivacidade, a acidez e a cor atraente dos dois produtos são muito valorizadas pelo consumidor e também pelos degustadores em publicações mais técnicas. Para nós é motivo de orgulho podermos fazer parte da evolução destes produtos”, resume Zilio.

Conheça os rótulos da Aurora com mais de 90 pontos no Guia Descorchados

92 pontos
– Espumante Gioia Sur Lie Nature D.O. Altos de Pinto Bandeira (Melhores espumantes Nature, melhores Pinto Bandeira e Top Ten espumantes)

91 pontos
– Espumante Aurora Extra Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira (Melhores Extra Brut, Melhores Pinto Bandeira)

90 pontos
– Espumante Aurora Procedências Brut Rosé (Melhores Serra Gaúcha e Melhor Superpreço Espumantes)

– Espumante Aurora Moscatel Rosé (Melhores espumantes Moscato, melhores Serra Gaúcha