O esquema vem sendo aplicado pelo grupo Prilex, especializado em fraudes com cartões de crédito e débito.
Na “compra fantasma” é o estabelecimento comercial que deve ficar atento para não permitir a invasão.
O novo golpe vem simulando erros em máquinas de cartão para duplicar transações e, sem que lojista ou cliente percebam, realizar uma segunda cobrança ao cliente, de mesmo valor, mas direcionada à conta do golpista.
Análise da empresa de cibersegurança Kaspersky indicou que o esquema vem sendo aplicado pelo grupo Prilex, especializado em fraudes com cartões de crédito e débito.
Golpistas contatam estabelecimentos por meio de telegramas ou ligações telefônicas.
Eles, então, se passam por funcionários do banco ou da empresa da máquina de cartão, e solicitam o download de determinado arquivo para uma suposta atualização dos sistemas.
Se no golpe da mão fantasma a fraude ocorria após o usuário ser induzido a baixar aplicativos, no da compra fantasma é o estabelecimento comercial que precisa ficar atento para não permitir a invasão.
A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) orienta aos lojistas atenção a eventuais ligações telefônicas de falsos técnicos que desejam realizar uma suposta atualização de sistema na máquina de cartão.