Graças a implante, homem consegue andar após ter pernas paralisadas

2015-04-10_190211
Reprodução/BBC

O homem sofreu um acidente de moto há cinco anos e agora celebra a recuperação

O italiano Michel Roccati conseguiu andar pela primeira vez após ter sofrido um acidente de moto, há cinco anos. Ele não sentia mais aas pernas e, recentemente, ele precisou passar por uma cirurgia para conectar um implante elétrico e ligá-lo à sua coluna. Os resultados da pesquisa foram divulgados na revista Nature Medicine.

Ele é a primeira pessoa com a medula espinhal totalmente danificada, que consegue andar novamente, por conta do implante desenvolvido por pesquisadores suíços.

“Eu me levanto, ando para onde quero, posso subir as escadas. É quase uma vida normal”, comemorou o jovem em entrevista à BBC.

Apesar da conquista, os pesquisadores afirmam que isso não significa uma cura para lesões na medula espinhal, pois, como a tecnologia possui suas dificuldades para ser utilizada no dia a dia. Mas eles reconhecem que é um grande passo para melhorar a vida de quem está nessa situação.

A medula espinhal possui nervos, que enviam sinais ao cérebro para movimentar as pernas, e, com isso, quando há algum dano na região, algumas pessoas podem ficar paralisadas.

Como funciona o implante de Michel?

Ele envia sinais diretamente para as pernas, fazendo com que Michel ande, mas somente quando o implante está colocado. O rapaz também tem andado com o auxílio de um andador.

“Eu lutava boxe, corria e treinava na academia. Depois do acidente, não pude fazer as coisas que eu gostava, mas não deixei meu humor baixar. Nunca parei minha reabilitação. Queria resolver meu problema.”

Michel se recuperou rapidamente, segundo a neurocirurgiã que colocou e conectou o implante nele, Jocelyne Bloch, que trabalha no Laboratório de Neuroterapias e Neuromodulação (LNTM) em Lausanne, na Suíça.

“Fiquei extremamente surpresa”, ela disse à BBC. “Michel é absolutamente incrível. Ele conseguirá usar essa tecnologia para progredir cada vez mais.”