Brasil registra aumento de amputação por câncer de pênis nos últimos 14 anos

2015-04-10_190211

Período registrou 1604% de crescimento, segundo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, através da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), divulgou, que, nos últimos 14 anos, aumentou o número de amputação por câncer de pênis no país, crescendo 1604%, com uma média de 515 procedimentos por ano.

O principal fator para o grande número de cirurgias, é o câncer de pênis, que provocou 7,2 mil amputações em 14 anos.

“O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, o qual é facilmente evitável com a higiene íntima e tratamento da fimose. Infelizmente, a desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram pelo tumor”, afirma o diretor da Escola Superior de Urologia, Ubirajara Barosso Jr.

Qual é a causa desse câncer?

A principal causa, segundo especialistas, está ligada à falta de higienização do local, além de tabagismo e contaminação por HPV e fimose que também podem influenciar no surgimento do câncer.

O câncer se apresenta com alguns sinais, como feridas que não cicatrizam, secreções saindo pelo prepúcio, nódulos, sangramentos na glande e coceiras. Por isso, é essencial visitar um médico especializado para ter uma análise com precisão.

Como prevenir?

Para se prevenir deste mal é importante a vacina contra HPV, utilizar preservativo durante as relações sexuais, higienizar o pênis de forma correta e visitar um médico urologista de confiança.