Buscador informará sobre fontes confiáveis, resultados rasos e diminuirá destaques de trechos
O Google anunciou, nesta quinta-feira (11), o lançamento de recursos que combatem a desinformação no momento em que o usuário faz pesquisas na plataforma. Dentre eles, está a possibilidade de saber quando não há informações confiáveis sobre determinado assunto.
Disponível no Brasil, a ferramenta é bastante útil quando um acontecimento é recente e ainda não há publicações de autoridades ou veículos jornalísticos a respeito. O Google, então, faz um alerta sobre a situação e orienta o internauta a refazer a busca mais tarde. Ainda assim, abaixo do aviso, as publicações de fontes não confiáveis continuarão aparecendo.
Há outros dois recursos, mas que ainda não foram lançados no país. O primeiro é o “Sobre esta página”, que permite que o usuário acesse informações sobre o site antes mesmo de clicar nele. É possível saber o quão ampla é a fonte, as avaliações online, entre outros detalhes. Por enquanto, a ferramenta está disponível em sete idiomas (alemão, espanhol, francês, holandês, indonésio, italiano e japonês), mas em breve suportará o português.
Por último – e sem previsão de chegar ao Brasil – é a melhoria nos trechos em destaque nas buscas, que oferecem um resumo das informações mais importantes procuradas pelo usuário. Agora, caso a pesquisa não tenha uma resposta que é consenso entre as fontes, a plataforma não vai mais destacar um trecho.
Educação sobre desinformação
Além dos recursos, o Google também está investindo em programas e parcerias de educação sobre desinformação e vai promover um currículo sobre alfabetização informacional voltado a professores. A iniciativa é fruto da parceria com a MediaWise, do Poynter Institute for Media Studies, e com a PBS NewsHour Student Reporting Labs.