Google está bloqueando contas de quem tem nudes no Drive? ihhhh!

2015-04-10_190211

Uma história que surgiu no Twitter no último final de semana, teve muita repercussão e vários relatos iguais

Um criador de conteúdo teve a sua conta do Google apagada supostamente por causa de “nudes” que estavam em seu Drive

Pelas redes sociais, Ygor Palopoli afirmou que tudo começou quando ele fez um backup de fotos e vídeos do WhatsApp para o Google Drive. Apenas duas horas depois disso, ele foi informado que o Gmail dele havia sido desativado com a justificativa de “conteúdo nocivo”.

O bloqueio da conta afetou todos os serviços dele do Google, incluindo o Fotos e até o canal do YouTube, onde ele produz vídeos. Com o bloqueio, ele deixou de ter acesso a dados pessoais e informações vitais para o trabalho.

“Vale lembrar que o canal é uma das minhas principais fontes de renda. Ele era monetizado e vinha crescendo orgânico. O dinheiro sumiu também”, relatou.

Ele confessou ter ficado desesperado com a situação e foi buscar outros casos. Após encontrar várias outras pessoas falando sobre o tema, ele resolveu falar publicamente sobre o assunto.

Remoção de conteúdos

O que chamou a atenção de Ygor e chama a atenção para a história é que há outras pessoas que relataram sobre contas apagadas do Google supostamente por causa de nudes e até outros motivos indecifráveis. A thread iniciada pelo produtor de conteúdo está com vários relatos do tipo.

Um dos usuários comenta a perda da conta que tinha “trabalho, faculdade, fotos de lembrança etc.”, como diz um usuário.

Outra pessoa cita que em fevereiro teve a conta no YouTube apagada, o que acabou fazendo que todos os vídeos sumissem.

Outro usuário do Twitter, identificado como Edison E. Rother, afirma estar sem acesso à conta do Google há 2 meses. Na captura de tela publicada por ele, existe a mesma indicação de conta removida por “conteúdo nocivo”.Na mesma thread, Ygor ainda diz ter conhecido uma youtuber que relatou ter perdido a conta do Google porque tinha uma foto do filho recém-nascido no Drive. Não é possível analisar caso a caso, e nem é possível concluir quais são as causas dos bloqueios. Mas o fato é que são vários os relatos, inclusive se for feita uma pesquisa “conta Google apagada” ou algo similar no campo de busca do Twitter.

Ygor revelou ter recebido relatos de fotógrafos, ilustradores e editores que perderam seus trabalhos de anos devido ao mesmo problema. No caso, todos os profissionais tinham algo em comum: precisam de material bruto externo para trabalhar.

“Um fotógrafo de uma marca grande de roupas íntimas, por exemplo, me contatou dizendo que perdeu todo seu ensaio porque o Google categorizou aquilo como conteúdo nocivo. Mas era um trabalho artístico e a própria empresa coloca nas diretrizes essa brecha [veja mais para o final da matéria as regras do Google], de que é permitido usar esse tipo de conteúdo caso seja para fins artísticos, profissionais ou educativos”.

O retorno do canal

Depois de todo o imbróglio, Ygor contou que teve sua conta reativada ontem (09). Ele defende que só conseguiu a reativação porque tomou atitudes como abrir uma reclamação no site http://consumidor.gov, já que a contestação para reavaliar a conta estava demorando muito.

“O site é realmente bom, pessoal. É sem dúvidas o melhor lugar pra resolver pepino com empresa. Cancelamento indevido, cobrança, problema de serviço. Usem, e muito”, recomendou.

Apesar do retorno da conta, Ygor disse que a perda financeira foi grande após a suspensão da conta. “Quando meu e-mail foi suspenso, por exemplo, eu estava em negociação com duas marcas para campanhas de Black Friday. O acesso só voltou 2 dias antes da Black Friday em si, e as marcas não avançaram comigo pela minha falta de devolutiva, que eu estava impossibilitado de entregar por não ter mais a conta”.

O youtuber também ressaltou que o caso serve para que outras pessoas fiquem atentas, já que segundo ele, o “robô do Google” pode interpretar de maneira equivocada alguma imagem ou arquivo e apagar sumariamente a conta do usuário, levando embora informações de suma importância.

“E não pense que isso vale só pra quem cria conteúdo. Quantos sites e apps você loga com sua conta Google associada? Quanto material importante você tem no seu Drive? Quantas senhas você armazena lá? Sua vida digital toda pode estar nas mãos de uma conta e um clique”, alertou.

O que diz a Google

Em nota a assessoria da Google explicou de maneira genérica que uma conta no serviço é desativada quando o proprietário “não tiver seguido nossas políticas”. A companhia não falou com detalhes o porquê a conta de Ygor foi desativada, já que informou que essas informações são privadas.

A reportagem também questionou se é possível que os boots analisem de maneira equivocada uma foto de uma criança (caso relatado pela youtuber amiga de Ygor) como se fosse um abuso. A empresa também não respondeu sobre a situação específica, mas confirmou que existe a possibilidade de um “falso positivo”. Ou seja, a análise automática pode mesmo identificar de maneira errônea que algum arquivo do indivíduo burlou as regras.

A marca ressaltou, porém, que em casos de bloqueio de contas, os usuários podem pedir acesso novamente, e para isso precisam apenas fazer o login na Conta Google em um navegador, como o Chrome, clicar em” Pedir a análise” e seguir as instruções fornecidas.

P.S: Notadamente não funciona pedir “analálise” pois a Gazeta-rs teve 4 conteúdos removidos do instagram por  não estar de acordo com as regras do aplicativo.  Conteúdos  excluídos: –

1: noticia de feira de adoção de cães,

2 : reportagem sobre a importância da amamentação na primeira infância ( sem foto de peito à mostra)

3:  noticia sobre prisão por porte  ilegal de arma ( foto da viatura em frente á delegacia de polícia) e

4: Pasmem!  reportagem  sbre o falecimento de um pároco.

Foi pedida análise, seguindo o passoa passo  criado evidentemente para esgotar a paciência e promover a desistência…. e … estamos aguardando até hoje voltar o engajamento do nosso  instagram, que entrou na lista negra ( sim, tem lista negra)