Esportivo estreia no Gauchão 2023, no Montanha dos Vinhedos, contra o São José

2015-04-10_190211

 

 

Novidade será utilização do árbitro de vídeo (VAR) a partir das semifinais do campeonato

 

O Clube Esportivo Bento Gonçalves estreia na Série A, divisão principal do Campeonato Gaúcho de 2023, jogando em casa, no Estádio Montanha dos Vinhedos. A alviazul enfrentará o São José, de Porto Alegre – no dia 14 ou 15 de janeiro (data a confirmar). Também estão pré-definidos os adversários e locais dos outros próximos jogos que o Esportivo faz até o mês de março, quando encerra a primeira fase do campeonato (veja relação abaixo).

“Nosso foco está, agora, na finalização da formação do elenco e na pré-temporada, de modo que possamos iniciar a competição bem estruturados e em condições de fazer apresentações que nos permitam conquistar, primeiro, o objetivo de assegurar a permanência na elite do futebol gaúcho e, ainda, brigar por uma boa colocação no campeonato”, avalia o presidente do Esportivo, Leocir Glowacki.

A divulgação dos confrontos foi feita na tarde de 10 de novembro, no site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Participaram da definição das datas e do regulamento do campeonato os presidentes e representantes das 12 equipes que disputarão o Gauchão de 2023. O regulamento é o mesmo utilizado na competição deste ano – com a novidade da oficialização do uso do árbitro de vídeo (VAR) partir das semifinais.

Na primeira fase, os 12 clubes disputam entre si em turno único. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, bem como a final. Para a fase de mata-mata não haverá gol qualificado. As duas últimas equipes da fase classificatória serão rebaixadas para a Série A2 – Divisão de Acesso 2024. O campeonato terá sua partida final no dia 09 de abril, um domingo.

 

O GAUCHÃO 2023 – Fase Classificatória

 

1ª rodada: Esportivo X São José (Porto Alegre), dia 14 ou 15/Jan

2ª rodada: Aimoré (São Leopoldo) X Esportivo, dia 21 ou 22/Jan

3ª rodada: Esportivo X Brasil (Pelotas), dia 25 ou 26/Jan

4ª rodada: Esportivo X Grêmio, dia 28 ou 29/Jan

5ª rodada: Caxias X Esportivo, dia 04 ou 05/Fev

6ª rodada: São Luiz (Ijuí) X Esportivo, dia 08 ou 09/Fev

7ª rodada: Esportivo X Novo Hamburgo, 11 ou 12/Fev

8ª rodada: Avenida (Santa Cruz do Sul) X Esportivo, dia 15 ou 16/Fev

9ª rodada: Esportivo X Ypiranga (Erechim), dia 25 ou 26/Fev

10ª rodada: Esportivo X Juventude (Caxias do Sul), dia 04 ou 05/Mar

11ª rodada: Internacional X Esportivo, dia 11 ou 12/Mar

 

Equipe do Esportivo foi campeã da Série A2 jogando, diante da sua torcida, em julho passado, contra o Avenida, de Santa Cruz do Sul