A plataforma do Google anunciou, nesta semana, que está trabalhando em uma ferramenta para diminuir em até 60% o espaço ocupado por apps.
A função se chamará “Archiving” e permitirá que partes dos softwares sejam removidos ao invés de que eles sejam desinstalados por completo de um dispositivo.
Lidia Gaymond e Vicki Amin, gerentes de Produto do Google Play, explicaram sobre o assunto em uma publicação no Android Developers Blog. Segundo eles, a funcionalidade está sendo pensada porque a maioria dos usuários acaba tendo que desinstalar vários aplicativos para liberar espaço na memória dos smartphones.
“Em vez de desinstalar um aplicativo, os usuários poderão ‘arquivá-lo’ — o que libera o espaço temporariamente e ainda é possível reativar o app depois de maneira rápida e fácil”, explicam Gaymond e Amin.
Neste primeiro momento, a ferramenta está sendo disponibilizada somente para desenvolvedores de Android. O Google explica que os devs poderão se beneficiar de menos desinstalações e menos problemas para retomar os programas favoritos.
O Archiving está sendo lançado junto com o Bundletool 1.10, o que será os “primeiros passos para disponibilizar o arquivamento para todos os desenvolvedores que usam App Bundles”, pontuou o Google.