A geada tende a atingir mais cidades principalmente no começo da quinta com ar mais seco e tempo mais aberto na maioria das cidades
Uma massa de ar frio avança para o Rio Grande do Sul e vai cobrir o estado gaúcho na metade desta semana. A incursão de ar frio será responsável por trazer madrugadas de temperatura baixa nesta quarta e na quinta-feira, e em algumas regiões ainda na sexta-feira com chance d geada e possibilidade de marcas negativas em alguns municípios.
Esta incursão de ar frio não é de forte intensidade. Ao contrário, é bastante fraca.
O que será determinante para uma queda maior da temperatura durante a noite será o tempo mais aberto e o ar mais seco, condições que não estavam presentes na maior parte do Rio Grande do Sul no último fim de semana, quando ar frio de maior intensidade atuou e havia uma grande cobertura de nebulosidade na maioria das regiões.
O ar frio, ao interagir com o tempo instável provocado por uma frente fria que atuava no final da manhã desta terça no Oeste e no Sul gaúcho, já trazia temperatura baixa para estas regiões enquanto a Metade Norte estava com temperatura amena a elevada antes da chegada da chuva prevista para a tarde e noite de hoje.
Nesta quarta o frio será mais intenso no começo do dia no Oeste no Sul gaúcho pelo tempo mais aberto ao passo que no Nordeste do estado, entre a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, ainda se espera chuva nas primeiras horas da quarta.
Na quinta, o frio será mais generalizado com frio intenso em algumas regiões ao amanhecer.
Em Bento Gonçalves a quinta deve começar com 2ºC a 4ºC.
Com marcas abaixo de 5ºC em parte do Rio Grande do Sul amanhã cedo e mais generalizadas na quinta, haverá a formação de geada.
A geada tende a atingir mais cidades principalmente no começo da quinta com ar mais seco e tempo mais aberto na maioria das cidades. O frio vai se fazer sentir cedo ainda em cidades catarinenses e paranaenses que terão geada em alguns pontos.