Frente fria muda o tempo depois do calorão de domingo em pleno inverno

2015-04-10_190211

Haverá ainda frequentes temporais isolados ao longo da semana com muitos raios, chuva forte, vento forte e granizo.  A partir do meio da semana inicia uma extrema onda de calor no Brasil todo

Em um dia ainda de inverno que, pelo critério astronômico, só termina dia 23. O tempo, entretanto, reserva mudanças e a semana promete chuva e uma alta frequência de temporais isolados.

O tempo se instabiliza com chuva e trovoadas no Oeste e no Sul ainda cedo. Ao longo do dia, a chuva avança para as demais regiões do estado e será irregular na distribuição. Alerta-se para o risco de temporais isolados de vento e granizo assim como para chuva forte localizada. Ainda estará muito quente no começo do dia.

Na Metade Norte, segue quente o dia inteiro. No Oeste e no Sul, refresca com a chuva. Esta segunda será o começo de uma longa sequência de dias com instabilidade no Rio Grande do Sul.

A MetSul Meteorologia alerta para semana de tempo severo no Sul do Brasil e chuva novamente com volumes altos, em particular aqui no Rio Grande do Sul. A instabilidade se dará sob ar quente, favorecendo nuvens carregadas com alta frequência de tempestades, algumas fortes a severas. Com bolha de ar quente no Centro da América do Sul e baixas pressões, a instabilidade ficará retida no estado e recebendo energia do ar tropical que formará temporais.

Haverá a sucessiva formação de áreas de instabilidade com intervalos de melhoria com sol e abafamento. Espera-se chuva em todos os dias desta semana no estado, o que não significa choverá o tempo todo  em todas as cidades na msma hora.

Os acumulados de chuva só desta semana vão atingir a média histórica de chuva do mês todo em alguns locais. São esperados registros de chuva nesta semana perto e acima de 100 mm em diversas cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho com 150 mm a 200 mm em algumas.

Há risco de alagamentos, especialmente em situações de temporais isolados e de agravamento de cheias de rios.

O Jacuí, por exemplo, segue muito alto e o Guaíba estava ainda em patamar por demais elevado hoje à tarde com 2,52 metros no Cais.

A cidade de Rio Grande sofria com alagamentos pelo alto nível da lagoa. Haverá ainda frequentes temporais isolados ao longo da semana com muitos raios, chuva forte, vento forte e granizo.

Grande número de cidades gaúchas pode ter queda de granizo nesta semana e em alguns pontos as pedras de gelo podem médias a grandes, acumulando no terreno e com risco de danos.

 

Onda de calor extremo

 

Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias.

O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem
Já faz muito calor neste começo de semana no Centro-Oeste e no Sudeste, mas na segunda metade da semana a massa de ar se reforça ainda mais com temperatura atipicamente elevadas, mesmo calor intenso não sendo incomum nestas áreas do território nacional no mês de setembro. Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades.

 

Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.