Frente fria alcança RS neste final de semana

2015-04-10_190211

Tempo muda nos três estados do Sul do Brasil no final desta semana com o avanço de uma frente fria com chuva e temporais isolados

 

Chuva e temporais isolados retornam ao Sul do Brasil depois de uma breve sequência de dias de tempo firme proporcionada por uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão após a formação de um ciclone na costa na segunda-feira.

No decorrer da sexta, a instabilidade aumenta muito no Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria trará aumento significativo de nuvens e chuva ampla, embora com enorme variabilidade de volumes.

Podem ocorrer alguns temporais isolados com risco de granizo e vento forte. Alguns destes temporais podem ser localmente muito fortes a severos com danos.

No decorrer da sexta, a chuva atinge grande parte do estado gaúcho. Já chove entre a madrugada e de manhã em muitas áreas do Rio Grande do Sul. A instabilidade, então, vai avançar com chuva em diversos pontos de Santa Catarina. Ao se deslocar para Norte, o sistema frontal deve provocar pancadas de chuva com alguns temporais isolados no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, especialmente durante o sábado. Podem ocorrer episódios isolados de chuva forte a intensa com alagamentos.

 

Esta frente fria precede uma massa de ar frio que vai trazer temperatura baixa para esta época do ano no fim de semana da virada.

O ar mais frio vai afastar a instabilidade e proporcionar o retorno do sol já no sábado em grande parte do Rio Grande do Sul.  A temperatura declina com a chuva nesta sexta e o fim de semana terá madrugadas muitos frias para uma virada do ano, inclusive com marcas de um dígito nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mesmo a possibilidade de voltar a gear no Planalto Sul Catarinense não é afastada.