Enquanto a flor do ano simboliza amor e prosperidade, a folhagem de 2024 fortalece a presença da natureza dentro de casa. Veja como plantar e cuidar
Todos os anos, os especialistas da 1-800-Flowers, grande empresa varejista e distribuidora de flores nos Estados Unidos, elegem uma flor e uma planta como tendência para os próximos meses. Em 2024, as grandes apostas do setor são a peônia e o filodendro.
Peônias: saiba tudo sobre as espécies e dicas de como cultivá-las
As plantas são de sol pleno, mas não gostam de muito calor, e florescem entre abril e junho
As peônias são plantas arbustivas de crescimento lento. Nativas da Ásia, sul da Europa e oeste dos Estados Unidos, são geralmente plantadas em grupos nos jardins e muito usadas como flor de corte em arranjos.
Pertencentes à família Paeoniaceae, as plantas são divididas conforme suas características. “O gênero Paeonia possui cerca de 30 espécies herbáceas perenes, de alturas entre 0,5 m e 1,5 m, e cerca de oito espécies lenhosas perenes, de alturas entre 1,50 m a 3 m .
As espécies são de sol pleno e florescem entre abril e junho. Suas folhas costumam ser compostas e suas flores grandes, coloridas e levemente perfumadas. Também possuem diversas variedades resultantes de hibridizações e seleções, principalmente na China, onde são importantes plantas ornamentais, inclusive sendo consideradas um símbolo nacional.
Para os europeus, a planta é considerada uma “rosa sem espinhos”; já conforme oFeng Shui, ter peônias em casa atrai boa sorte, amor e prosperidade. Além disso, as espécies também são amplamente conhecidas por suas propriedades medicinais, utilizadas há anos para tratamento de epilepsia e problemas de vesícula.
Pouco calor e outros cuidados
Por fim, para quem quer cultivá-las, Eduardo comenta que as espécies não se adaptam bem a climas muito quentes e que se multiplicam por sementes, enxertia e divisão dos rizomas.As peônias devem ser plantadas sempre em solo de boa qualidade, rico com matéria orgânica e mantido sempre úmido. Elas não gostam de competir nutrientes e água com outras plantas, por isso, é indicado plantá-las longe de árvores e arbustos. As raízes devem ser plantadas próximas à superfície do solo para definir seus botões de flores (cerca de 7,5 cm de profundidade) .
Facilmente encontrados em jardins, crescendo sobre árvores e até em vasos dentro de casas, os filodendros são plantas do gênero Philodendron, palavra que deriva do grego e que significa: philo – amor e dendron – árvores.
Essas plantas recebem este nome justamente por sua característica quando encontradas na natureza, já que crescem apoiadas nos troncos das árvores podendo atingir grandes alturas.
Muitas pessoas acreditam que por utilizarem as árvores como apoio, são plantas parasitas. Mas, isso está errado! Os filodendros e as árvores têm uma relação harmônica, sem nenhum ônus e prejuízo para as árvores.
Aquelas plantas apenas utilizam as árvores como suporte para suas raízes adventícias, já que se tratam de trepadeiras e possuem tais raízes para se “segurarem” em superfícies.
Philodendron hederaceum: conhecido como filodendro pendente, é uma planta de crescimento rápido e com várias cultivares diferentes, como o filodendro limão, o filodendro verde, o filodendro brasil e o filodendro micans, com folhas escuras e aveludadas.
-
Água: os filodendros são plantas que apreciam alta umidade no ar, por isso borrife água ao redor de suas plantas para refrescá-las, especialmente nos dias quentes e secos. As regas podem ser frequentes, mas sempre cuidando para não encharcar o substrato ou deixar água acumulada no vaso, cachepô ou no pratinho.
-
Luz: os filodendros são plantas de sombra, meia-sombra e algumas espécies também podem ser cultivadas a pleno sol. De forma geral, um local com boa luminosidade natural é o ideal para os filodendros dentro de casa, com algumas horas de sol pela manhã ou no fim da tarde.
-
Pets e crianças pequenas: apesar de serem muito bonitas e ornamentais, os filodendros são plantas tóxicas, caso ingeridas. Por isso, é preciso ter cuidado ao acesso de crianças e animais de estimação a essas plantas.