Fazer musculação melhora e aumenta a expectativa de vida

2015-04-10_190211
Combinar exercícios aeróbicos com musculação é o ideal segundo estudo americano

Exercícios que fortaleçam os músculos, como levantar peso, devem fazer parte da rotina semanal de exercícios para pessoas com mais de 60 anos, sugere um novo estudo.

Pesquisadores dos EUA descobriram que as pessoas que faziam tanto exercícios aeróbicos quanto de musculação eram mais propensas a viver mais do que aquelas que praticavam apenas um ou outro.

O estudo também descobriu que as mulheres se beneficiaram mais do levantamento de peso do que os homens.

Não precisa ir à academia necessariamente. Carregar sacolas de compra pesadas, cavar a terra no jardim e fazer pilates também ajudam na melhora do condicionamento físico.

O estudo americano, publicado no British Journal of Sports Medicine, perguntou a mais de 150 mil pessoas na faixa dos 60 e 70 anos sobre sua rotina de exercícios e depois as acompanhou.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que faziam os 150 minutos recomendados de exercícios moderados por semana viveram mais do que aqueles que não faziam.

Mas, aquelas pessoas que combinavam exercícios aeróbicos regulares com atividades de fortalecimento muscular uma ou duas vezes por semana se saíram ainda melhor.

Eles apresentaram um risco 47% menor de morrer por qualquer causa, exceto câncer, ao longo dos nove anos seguintes — do que aqueles que não eram ativos.

Fazer apenas levantamento de peso reduziu o risco em até 9-22%, e somente exercícios aeróbicos em 24-34%.