Estudo sugere que ômega 3 ajuda a reduzir ataques de fúria e agressividade

2015-04-10_190211

Não é de hoje que a ciência busca esclarecer os benefícios do Ômega 3, mas a mais nova descoberta é que a suplementação ajuda a reduzir ataques de fúria e agressividade. Os detalhes foram publicados por pesquisadores da University of Pennsylvania na edição mais recente da revista Aggression and Violent Behavior.

O grupo conduziu uma meta-análise baseada em 29 ensaios clínicos. A sugestão final é de efeitos modestos de curto prazo: uma redução de 30% na agressividade.

“O ômega 3 não é uma solução mágica que vai resolver completamente o problema da violência na sociedade. Mas ele pode ajudar? Com ​​base nessas descobertas, acreditamos firmemente que pode, e devemos começar a agir com base no novo conhecimento que temos”, diz o neurocriminologista Adrian Raine, responsável pelo estudo.

No comunicado divulgado pela University of Pennsylvania, o pesquisador também observa que o ômega 3 tem benefícios para tratar doenças cardíacas e hipertensão, e é barato e seguro de usar.

“No mínimo, os pais que buscam tratamento para uma criança agressiva devem saber que, além de qualquer outro tratamento que seu filho receba, uma ou duas porções extras de peixe por semana também podem ajudar”, acrescenta o especialista.

Ômega 3 reduz a agressividade

A meta-análise mostra que o ômega-3 reduziu tanto a agressão reativa (comportamento em resposta a uma provocação) quanto a agressão proativa, que é planejada.

O estudo incluiu 35 amostras de 1996 a 2024, com 3.918 participantes ao todo. “Embora haja valor em saber se o ômega-3 reduz a agressividade no curto prazo, o próximo passo será avaliar se o ômega-3 pode reduzir a agressividade no longo prazo”, diz o material.

O artigo destaca vários outros caminhos possíveis para pesquisas futuras, como determinar se as imagens cerebrais mostram que a suplementação de ômega 3 melhora o funcionamento pré-frontal.

Benefícios do ômega 3

Alguns benefícios já entraram em evidência na literatura científica. Por exemplo: o ômega 3 ajuda a preservar a saúde do cérebro, conforme observa um artigo da Neurology. Outro potencial do ômega 3 é a redução das crises de enxaqueca.

O ômega 3 pode ser encontrado em muitos alimentos, incluindo peixes, sementes, nozes, óleos vegetais e ovos