Pesquisa, análise de dados e redação final: Pedro Zanelatto Lenhard
A recente divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo Ministério da Educação lança luz sobre os desafios educacionais enfrentados por Bento Gonçalves. O cenário revelado para as escolas municipais é preocupante: uma crescente disparidade entre as metas estabelecidas e o desempenho real do município.
Em 2023, enquanto a meta projetada era de 6,0, Bento Gonçalves atingiu apenas 5,3 no IDEB. Esta estagnação não é um fenômeno isolado, mas parte de uma tendência que vem se desenhando nos últimos anos. Nesta reportagem, analisamos os números por trás desse cenário, buscando compreender as raízes do problema e explorar possíveis caminhos para reverter esta situação, recolocando Bento Gonçalves na rota do progresso educacional.
As três formas de avaliar a educação, segundo o INEP
1.Taxa de Aprovação
2.Nota do IDEB :(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que mede a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para a melhoria do ensino.
É calculado a partir do cruzamento da taxa de aprovação com o desempenho escolar dos estudantes.
3.Nota do SAEB ( Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.)
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Gráfico 1 – SAEB
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2023 expõe desafios educacionais para Bento Gonçalves nos anos iniciais do ensino fundamental. Com uma nota padronizada de 6,64, o município se vê superado por 119 cidades gaúchas, muitas delas com menor porte e PIB inferior.
Em Língua Portuguesa, Bento Gonçalves atingiu 224,16 pontos, ficando atrás de 141 municípios do Rio Grande do Sul. Na disciplina de Matemática, com 241,11 pontos, a cidade foi ultrapassada por 108 localidades do estado. Esses dados evidenciam que diversas comunidades menores e com menos recursos econômicos estão conseguindo resultados mais expressivos na educação básica, sinalizando a necessidade de Bento Gonçalves reavaliar suas estratégias educacionais para competir com municípios de diferentes perfis socioeconômicos.
A análise histórica do desempenho educacional de Bento Gonçalves revela uma preocupante tendência de declínio. O gráfico demonstra que, após um período de crescimento constante desde 2004, atingindo um pico de 6,93 em 2019, a nota do SAEB para as escolas municipais dos anos iniciais sofreu uma queda significativa em 2021.
Esta queda não foi um evento isolado, mas o início de uma estagnação que persistiu até 2024, com a nota se mantendo em 6,64. O impacto deste declínio é ainda mais evidente quando observamos a posição relativa do município: em 2019, Bento Gonçalves ocupava a 52ª posição entre os municípios do Rio Grande do Sul, mas em 2023 caiu para a 119ª posição.
Esta regressão substancial na classificação estadual indica não apenas uma diminuição absoluta no desempenho, mas também um ritmo de melhoria mais lento em comparação com outros municípios, sinalizando a urgente necessidade de uma reavaliação e revitalização das políticas educacionais locais.
Ensino Fundamental séries iniciais
Gráfico 2 – IDEB
Analisando os dados do IDEB para as escolas municipais de anos iniciais em Bento Gonçalves, observa-se uma mudança preocupante na trajetória educacional do município. Até 2019, Bento Gonçalves vinha consistentemente atingindo e até superando as metas estabelecidas. No entanto, a partir de 2021, o cenário se alterou significativamente. Pela primeira vez no período analisado, o município não conseguiu alcançar a meta proposta, ficando 0,4 pontos abaixo do objetivo (nota 6,2 contra meta 6,6).
Esta tendência de não cumprimento das metas se manteve em 2023, com a nota estagnada em 6,2. É notável que, após anos de aparente progresso, Bento Gonçalves agora enfrenta dificuldades em manter o ritmo de melhoria educacional esperado, evidenciando uma clara ruptura entre o desempenho anterior e os resultados
Análise do desempenho por escola municipal
Em verde as escolas que estao melhorando. Em vermelho as que estao piorando.Escolas Municipais
Gráfico 4 – IDEB
Desempenho Geral:
10 escolas (55,5%) apresentaram melhoria em suas notas.
8 escolas (44,5%) tiveram queda em suas notas.
Nenhuma escola manteve exatamente a mesma nota.
Destaques Positivos:
Alfredo Aveline teve o maior aumento, saltando de 6.4 para 7.3 (+0.9).
Ouro Verde e Ulysses Leonel de Gasperi também tiveram melhorias significativas (+0.7 e +0.6, respectivamente).
Vania Medeiros Mincarone mantém a maior nota (7.5), seguida de perto por Alfredo Aveline (7.3).
Desafios:
Fenavinho teve a maior queda (-0.6), caindo para 5.0.
Escolas como Princesa Isabel e Maria Margarida Zambon Benini também tiveram quedas significativas (-0.4).
Ulysses Leonel de Gasperi, apesar da melhoria, ainda tem a menor nota (4.7).
Análise do Gráfico:
O gráfico mostra uma tendência de crescimento para a maioria das escolas desde 2005, com algumas oscilações.
Algumas escolas, como Vania Medeiros Mincarone e Alfredo Aveline, mostram uma trajetória consistente de melhoria ao longo dos anos.
Outras, como Fenavinho e Maria Margarida Zambon Benini, mostram uma tendência de queda nos últimos períodos avaliados.
Observações Gerais:
Apenas 3 escolas (16,7%) têm nota igual ou superior a 7 em 2023: Vania Medeiros Mincarone (7.5), Alfredo Aveline (7.3) e Anselmo Luigi Piccoli (7.0).
11 escolas (61,1%) têm notas entre 6 e 7.
4 escolas (22,2%) têm notas abaixo de 6, com Ulysses Leonel de Gasperi sendo a única abaixo de 5.
Implicações:
Embora haja um número ligeiramente maior de escolas com melhoria, as quedas são preocupantes, especialmente em escolas que anteriormente tinham bom desempenho (como Nilza Covolo Kratz).
A ampla variação nas notas (de 4.7 a 7.5) sugere uma desigualdade significativa na qualidade da educação entre as diferentes escolas do município.
As escolas com quedas mais acentuadas, como Fenavinho e Princesa Isabel, podem necessitar de intervenções mais urgentes.
Metologia e dados que
subsidiaram a análise
NOTA SAEB
DADO 1
Escolas Municipais – Anos iniciais (1 ao 5 ano)
Indicador de rendimento das escolas municipais de Bento em 2023: 0,94
Como Bento se compara ao restante das cidades do RS neste indicador?
Existem 296 cidades no RS com marca melhor do que BENTO (0,94).
DADO 2
Escolas Municipais – Anos iniciais (1 ao 5 ano)
Indicador SAEB de escolas municipais de Bento em 2023 para Língua Portuguesa: 224,16
Como Bento se compara ao restante das cidades do RS neste indicador?
Existem 141 cidades no RS com marca melhor do que BENTO (224,16).
DADO 3
Escolas Municipais – Anos iniciais (1 ao 5 ano)
Indicador SAEB de escolas municipais de Bento em 2023 para Matemática: 241,11
Como Bento se compara ao restante das cidades do RS neste indicador?
Existem 108 cidades no RS com marca melhor do que BENTO (241,11).
DADO 4
Escolas Municipais – Anos iniciais (1 ao 5 ano)
Indicador SAEB de escolas municipais de Bento em 2023 Nota Padronizada: 6,64
Como Bento se compara ao restante das cidades do RS neste indicador?
Existem 119 cidades no RS com marca melhor do que BENTO (6,64).
DADO 5
Escolas Municipais – Anos iniciais (1 ao 5 ano)
Indicador SAEB de escolas municipais de Bento em
2023 Nota Padronizada: 6,64
2019 Nota Padronizada: 6,93
O que este dado conta?
De 2019 para 2023 Nota padronizada das escolas Municipais de Bento caíram da posição 52 para 119 quando comparada a outros municípios do Estado no mesmo período.
NOTA IDEB
DADO 6
Escolas Municipais – Anos finais (6 ao 9 ano)
Indicador de rendimento das escolas municipais de Bento em 2023: 0,86
Como Bento se compara ao restante das cidades do RS neste indicador?
Existem 262 cidades no RS com marca melhor ou igual do que BENTO (0,86).