Estudo revela mistério das bactérias persistentes nas unhas: Por que elas resistem à lavagem das mãos?

2015-04-10_190211

Estudos mostraram que pessoas com unhas artificiais ou pintadas tendem a abrigar mais bactérias sob as unhas do que aquelas com unhas naturais

Pesquisadores há muito tempo tentam entender o porquê das mãos ainda abrigarem bactérias mesmo depois de serem lavadas repetidamente. Um estudo revelou que o espaço por baixo das unhas, conhecido como região subungual, é um local propício para as bactérias se estabelecerem e se multiplicarem. A umidade concentrada e a proteção oferecida pelas unhas criam o ambiente ideal para o crescimento desses germes, tornando essa área das mãos relativamente inacessível aos agentes antimicrobianos durante a lavagem normal.

Além disso, estudos mostraram que pessoas com unhas artificiais ou pintadas tendem a abrigar mais bactérias sob as unhas do que aquelas com unhas naturais. Acredita-se que a presença de unhas artificiais pode dificultar a lavagem adequada das mãos e até mesmo rasgar luvas descartáveis. Por outro lado, a suspeita de que pequenos arranhões e lascas no esmalte das unhas naturais poderiam abrigar bactérias não se confirmou.

Diante dessas descobertas, especialistas ressaltam a importância de prestar atenção à região sob as unhas durante a higienização, além de mantê-las curtas e limpas. Enquanto lavar as mãos com sabonete é uma medida crucial para prevenir infecções, a atenção aos cuidados com as unhas pode ser uma forma adicional de combater a propagação de germes.